Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
15.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão com índice de sustentabilidade municipal acima da média nacional

Famalicão com índice de sustentabilidade municipal acima da média nacional

© CM Famalicão

Vila Nova de Famalicão é uma “locomotiva de desenvolvimento sustentável quer da região do Ave, quer da região do Norte e do próprio país”. A afirmação é do professor Ricardo Reis, do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP-Local), e foi expressa aquando a apresentação do ‘Índice de Sustentabilidade Municipal 2022’, que aconteceu na passada segunda-feira, nos Paços do Concelho.

O concelho famalicenses atingiu uma pontuação global de 69,3, no índice, acima da média nacional (63,8) e da região Norte (63,6). Esta pontuação significa que o concelho já cumpriu quase 70% do caminho para o desenvolvimento sustentável, de acordo com os dados obtidos através dos 133 indicadores que compõem o relatório.

Segundo Ricardo Reis, a evolução de Vila Nova de Famalicão tem sido de “crescimento estável positivo e sempre acima da média nacional”, com destaque para “um crescimento mais acentuado e uma melhoria sobretudo na questão social” e um alto desempenho na área da Educação.

“É mais um exercício de transparência do Município”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, mencionando que “este estudo apresenta resultados muito positivos, relativamente ao nosso concelho”. “São resultados que registo com um enorme apreço e satisfação, mas queremos continuar a evoluir no sentido de uma coesão social e ambiental cada vez mais sólida e contribuir também cada vez mais para as metas nacionais” referiu o edil, assumindo que “estes índices são ferramentas de trabalho muito importantes para entender onde estamos e como estamos, e, com base nessa informação, definir e ajustar as políticas públicas”, acrescentou.

Os indicadores utilizados no relatório representam as metas previstas na Agenda 2030, um plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’, aprovada por unanimidade por 193 Estados-Membros, numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), a 25 de setembro de 2015, que vigora desde 2016, até 2030.

O ‘Índice de Sustentabilidade Municipal’ evidencia o grau de cumprimento dos ODS em Vila Nova de Famalicão e foi elaborado pelo CESOP-Local, em parceria com a autarquia famalicense, e está disponível aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS