Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Famalicão associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

© CM Famalicão

Em 2022, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão geriu 412 processos de promoção e proteção, tendo terminado o ano com 330 processos ativos.

De acordo com o relatório anual de atividades da instituição, a maioria das sinalizações foram efetuadas pelas autoridades policiais, pelos estabelecimentos de ensino e por via do anonimato.

Violência doméstica, a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e o desenvolvimento da criança/jovem, o absentismo escolar e a negligência foram as principais problemáticas que levaram à sinalização.

Atento a esta realidade e de forma a consciencializar a comunidade famalicense para o seu papel na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens, o Município de Famalicão volta a associar-se ao “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a decorrer durante o mês de abril em todo o país.

Em Famalicão, a iniciativa arrancou no passado sábado, dia 1 de abril, com a realização de uma Caminhada pelos Direitos das Crianças promovida pela CPCJ de Famalicão e com o lançamento, nesta segunda-feira, de uma campanha de promoção dos direitos e proteção da criança e jovem em perigo, sob o lema “PARE. MUDE VIDAS”.

Do programa constam ainda outras atividades, nomeadamente, ações de sensibilização em parceria com o Centro Escolar de Antas (18 e 20 de abril) e com a EB1 de Cabeçudos (24 e 27 de abril). O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” termina com a construção de um Laço Humano, no dia 28 de abril, pelas 11h00, nos Paços do Concelho.

Recorde-se que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão está situada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 94, 1.º andar, 4760-127, Vila Nova de Famalicão. Mais informações através dos números 252 320 985 ou 911 996 678 ou do e-mail [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES