Domingo, Abril 21, 2024
20.8 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão assinala 25 de Abril com concerto de jazz nos Paços do...

Famalicão assinala 25 de Abril com concerto de jazz nos Paços do Concelho

“25 de Abril em Jazz” é um dos principais destaques da programação dos 50 anos do 25 de Abril.

© CM Famalicão

Um concerto inédito nos Paços do Concelho, inspirado nas canções de intervenção que marcaram a revolução de 1974, é o grande destaque do programa cultural das comemorações do 25 de Abril em Vila Nova de Famalicão.

O espetáculo, protagonizado pelo Eixo do Jazz Ensemble, está marcado para as 16:00 do feriado do dia 25 e conta com entrada livre. O momento cultural contará com arranjos musicais a cargo de um dos grandes nomes do jazz português, António Pedro Neves, e será ‘ilustrado’ com a projeção de imagens da revolução de abril em Famalicão e no país.

No dia 25 de abril, as comemorações ficarão ainda marcadas pelo tradicional hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho, às 10:00, ao som do hino nacional interpretado pela Banda de Música de Famalicão, seguindo-se depois a interpretação do tema “Somos Livres”, por parte de uma centena de seniores das Academias Sénior do concelho, e a sessão solene no salão nobre da Assembleia Municipal, às 10:30.

Famalicão está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação cultural e diversificada que arrancou em novembro último com um colóquio e com a inauguração da exposição fotográfica de Alfredo Cunha – “25 de abril de 1974. Quinta-feira” – patente na Praça – Mercado Municipal de Famalicão até dia 30 de maio.

No dia 20 de abril, a Casa das Artes de Famalicão recebe o concerto “Mário Laginha e Pedro Burmester Celebram a Liberdade”.

Haverá ainda o espetáculo musico-teatral “Versos e Sons de Abril” no Museu Bernardino Machado (24 de abril), para a inauguração da exposição “Portugal 1974: o início de uma nova era” no Museu Nacional Ferroviário de Lousado (6 de abril), para a exibição dos filmes “Marcha sobre Roma” (16 de abril), “48” (17 de abril) e “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005” (18 de abril) na Casa das Artes, e de “Outro País” (27 de abril), no Teatro Narciso Ferreira em Riba de Ave, bem como, as caminhadas comentadas “Roteiro da Liberdade” por Vila Nova de Famalicão e Riba de Ave (20 e 27 de abril), entre outras iniciativas.

Até ao final do ano, a autarquia está a plantar 49 ‘Árvores da Liberdade’ nas 49 comunidades de freguesia do concelho.

O programa municipal associado aos 50 anos do 25 de Abril é desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES