
Um concerto inédito nos Paços do Concelho, inspirado nas canções de intervenção que marcaram a revolução de 1974, é o grande destaque do programa cultural das comemorações do 25 de Abril em Vila Nova de Famalicão.
O espetáculo, protagonizado pelo Eixo do Jazz Ensemble, está marcado para as 16:00 do feriado do dia 25 e conta com entrada livre. O momento cultural contará com arranjos musicais a cargo de um dos grandes nomes do jazz português, António Pedro Neves, e será ‘ilustrado’ com a projeção de imagens da revolução de abril em Famalicão e no país.
No dia 25 de abril, as comemorações ficarão ainda marcadas pelo tradicional hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho, às 10:00, ao som do hino nacional interpretado pela Banda de Música de Famalicão, seguindo-se depois a interpretação do tema “Somos Livres”, por parte de uma centena de seniores das Academias Sénior do concelho, e a sessão solene no salão nobre da Assembleia Municipal, às 10:30.
Famalicão está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação cultural e diversificada que arrancou em novembro último com um colóquio e com a inauguração da exposição fotográfica de Alfredo Cunha – “25 de abril de 1974. Quinta-feira” – patente na Praça – Mercado Municipal de Famalicão até dia 30 de maio.
No dia 20 de abril, a Casa das Artes de Famalicão recebe o concerto “Mário Laginha e Pedro Burmester Celebram a Liberdade”.
Haverá ainda o espetáculo musico-teatral “Versos e Sons de Abril” no Museu Bernardino Machado (24 de abril), para a inauguração da exposição “Portugal 1974: o início de uma nova era” no Museu Nacional Ferroviário de Lousado (6 de abril), para a exibição dos filmes “Marcha sobre Roma” (16 de abril), “48” (17 de abril) e “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005” (18 de abril) na Casa das Artes, e de “Outro País” (27 de abril), no Teatro Narciso Ferreira em Riba de Ave, bem como, as caminhadas comentadas “Roteiro da Liberdade” por Vila Nova de Famalicão e Riba de Ave (20 e 27 de abril), entre outras iniciativas.
Até ao final do ano, a autarquia está a plantar 49 ‘Árvores da Liberdade’ nas 49 comunidades de freguesia do concelho.
O programa municipal associado aos 50 anos do 25 de Abril é desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional.