Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.6 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFAMAFOLK arranca na sexta-feira em Famalicão

FAMAFOLK arranca na sexta-feira em Famalicão

© Esther Adrián

É já na sexta-feira, 4 de agosto, que arranca mais uma edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão, que este ano decorre sob o signo da exigência e qualidade CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).

O festival, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, decorre entre sexta e domingo, naquele que é o primeiro de três anos de avaliação para que possa integrar “esta prestigiada rede internacional”, parceira oficial da UNESCO e acreditada para o Comité de Património Cultural Imaterial com a missão de salvaguardar, promover e difundir a cultura tradicional e o folclore.

“Um passo importante para elevar o FAMAFOLK a um novo patamar e um grande desafio para a Rusga de Joane que, com esta e outras iniciativas, tem sabido elevar a cultura e identidade do concelho de Famalicão, da nossa região e do nosso país, tão marcadas pelo folclore, pela etnografia e pela cultura popular”, refere o presidente da direção da Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo.

Pelo palco do certame vão passar 350 folcloristas que já começaram a chegar ao concelho famalicense. A edição deste ano vai contar com os ritmos de oito companhias de dança e grupos etnográficos, cinco dos quais internacionais: Companhia de Dança Acuarela Boliviana (Bolívia), Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), Ballet Folclorico de Casanare (Colômbia), Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá) e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes (Eslováquia) e de Portugal, os famalicenses Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e o Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.

O festival arranca com a cerimónia oficial de abertura nos Paços do Concelho, pelas 14:30. Para o mesmo dia está também agendado um workshop de Danças do Mundo que terá lugar na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, às 15:30, e aquela que será a gala de abertura do festival, marcada para as 21:30, nos Paços do Concelho de Famalicão.

O segundo dia do certame, dia 5 de agosto, sábado, muda-se para a terra de Camilo Castelo Branco, com a segunda gala do FAMAFOLK a decorrer no Parque da Freguesia de Seide São Miguel, às 21:30.

Para o último dia do festival, pelas 11:00, está reservada a tradicional Celebração Ecuménica que todos os anos integra o cartaz do FAMAFOLK, na Igreja de Joane, e, por fim, a gala de encerramento do evento, às 15:00, no Parque da Ribeira em Joane.

Recorde-se que os Festivais CIOFF promovem o intercâmbio cultural e a paz entre os povos. Em Portugal existem 12 festivais CIOFF e mais de 50 festivais e grupos associados, que envolvem na sua organização mais de 1000 voluntários. Está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES