Falperra vai receber FIA Hill Climb Masters em 2020
Sexta-feira , Agosto 7 2020 Periodicidade Diária nº 2536
Principal / Desporto / Falperra vai receber FIA Hill Climb Masters em 2020

Falperra vai receber FIA Hill Climb Masters em 2020

A FIA – Federação Internacional do Automóvel, escolheu Braga para a realização do Hill Climb Masters, que terá lugar a 10 e 11 de outubro do próximo ano, na mítica Rampa da Falperra.

Esta é uma prova única que se realiza desde 2014, de dois em dois anos, sempre em diferentes países, reunindo os melhores pilotos de automóveis de todo o mundo, vencedores dos vários campeonatos internacionais da FIA. Para este evento, cada um dos campeões terá de correr ao volante do carro que usou durante a temporada.

Com a escolha de Braga para palco de excelência do Hill Climb Masters 2020, a prova do próximo ano do Campeonato da Europa de Montanha passará para a Rampa de Boticas. No entanto, a Rampa da Falperra e Braga voltarão a ter presença no calendário Europeu de Montanha em 2021. Esta alteração acontece para que Portugal pudesse receber as duas competições no mesmo ano, tendo em conta as necessidades logísticas de cada uma das provas.

“Mais do que um espetáculo desportivo, este evento enquadra-se numa estratégia de afirmação de Braga promovendo o seu turismo, o património e a economia. Trata-se de uma iniciativa de grande potencial económico que irá gerar retorno para todos os bracarenses e para o futuro da cidade”, salienta Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, acrescentando que com esta prova, “a cidade mostra, mais uma vez, o que de melhor Braga tem e contribuiremos desta forma para a procura e promoção turística da cidade e da marca Braga, num evento único e de alcance internacional”.

Ricardo Rio realça, ainda, o enorme trabalho desenvolvido pelas várias entidades envolvidas na organização deste evento. Para o autarca bracarense, “é extraordinário o cenário de cooperação entre as diversas entidades, para que seja possível montar este grande evento que colocará, uma vez mais, Braga além-fronteiras pelos melhores motivos”.

Também o Clube Automóvel do Minho (CAM) manifesta o seu regozijo com a atribuição do Hill Climb Masters 2020 à cidade de Braga e à mítica Rampa da Falperra. Rogério Peixoto, presidente do CAM, refere que “este evento, mais do que uma prova de montanha será uma grande festa da montanha em que além de um piloto vencedor terá também uma nação vencedora. É também o coroar de todo um trabalho desenvolvido pelo CAM ao longo dos anos, que só será possível devido ao apoio imprescindível da Câmara Municipal de Braga, através do seu presidente Ricardo Rio”.

O responsável garante, ainda, que em 2021 o Europeu de Montanha volta à Rampa da Falperra nos moldes habituais. “No ano de 2021 prometemos voltar à Falperra na data habitual do mês de maio. Contamos com a participação de todos os bracarenses e amantes do automobilismo no apoio importante que têm dado a esta prova”, concluiu Rogério Peixoto.