Arranca esta semana o projeto de (re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, que prevê a plantação de 150 novas árvores no meio urbano de Fafe.
Este é um projeto orçado em 78 mil euros, com comparticipação a 100% pelo REACT-EU – Programa de Política Regional da Comissão Europeia, no âmbito de uma candidatura realizada pelo Município de Fafe em fevereiro de 2021. A iniciativa, que visa utilizar as árvores como medida de atenuação dos impactos das alterações climáticas e de melhoria da resiliência dos territórios e das suas populações, será implementada numa área intervencionada de 27 hectares.
Marcado por diferentes fases, o projeto arranca com uma intervenção ao nível da substituição das árvores (prunus) existentes em alguns arruamentos da cidade (Rua do Retiro, Cisterna de cima, Urbanização Capitão Salgueiro Maia e Urbanização Mário Valente). “Esta substituição tem em conta que as espécies existentes se encontram muito fragilizadas e desadequadas ao local aonde se inserem, sendo notório o apodrecimento na base do tronco. Após a sua retirada, proceder-se-á à plantação das novas árvores”, esclareceu a autarquia fafense.