A freguesia de Travassós, em Fafe, vai receber as festas em honra de Nossa Senhora das Graças, de 16 a 24 de agosto.
Este ano, as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
O cartaz das festas apresenta atividades que vão desde a novena com recitação do terço e eucaristia até à atuação de grupos musicais como o Ribeiro e Amigos, Hélder Baptista e a sua Banda, Zé Amaro e a sua Banda os Tambolineiros os “Peles” e João Pedro Pais. Também o Rancho Folclórico de Paços e o de Fafe, os Gaiteiros de Barcelinhos, os DJ Rui & Cirilo, DJ Baile da Favela, Dj Márcio Bat e Tiago Silva – DJ Set marcam a sua presença, bem como as Bandas Filarmónicas de Revelhe e Vila Boa de Quires.
O tradicional “Domingo da Rifa” tem lugar a 18 de agosto. Neste dia realiza-se igualmente um leilão tradicional de prendas.
O início do ponto alto das festas será celebrado na sexta-feira, 23 de agosto, com a majestosa procissão de velas, que terá a participação do Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Garcia Cordeiro, e com saída da Igreja Paroquial de São Tomé de Travassós às 21:30, dirigindo-se depois para o Santuário a ela dedicado. A procissão de velas será transmitida em direto pela rádio Ondas da Cabreira.
O dia principal das festividades, a 25 de agosto, começa às 11:00 com a celebração da Eucaristia Solene, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, sendo a celebração transmitida em directo pela FafeTV. Na tarde deste dia pelas 18:00 decorre a majestosa procissão, com os andores de Nossa Senhora das Graças, São Joaquim e Santa Ana, Menino Jesus e São Tomé, incorporando-se na procissão diversos figurações religiosas. A orientação deste cortejo competirá ao Agrupamento 818 do CNE de Nossa Senhora das Graças e à Primeira Companhia de Guias de Travassós.
No encerramento das festas espera-se um concerto das bandas filarmónicas e um espetáculo pirotécnico.
Os atos litúrgicos estarão a cargo do pároco de São Tomé de Travassós, Padre Manuel Oliveira, com a colaboração dos “Associados do Imaculado Coração de Maria” e solenizados pelo Grupo Coral Nossa Senhora das Graças.