Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
10.7 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe inaugura Praça da Justiça

Fafe inaugura Praça da Justiça

© CM Fafe

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, inaugurou, esta quinta-feira, a Praça da Justiça, um projeto de requalificação, que fica situado junto ao edifício do Tribunal Judicial de Fafe onde, desde 1981, está situada a estátua da Justiça de Fafe.

Este foi um investimento de cerca de meio milhão de euros que “permitiu recriar e modernizar um espaço nobre da cidade para melhor servir a qualidade de vida dos fafenses e a imagem da cidade”. Com esta intervenção, o monumento evocativo da Justiça de Fafe, ícone local, “ganhou novo relevo, mais visibilidade e acessibilidade, ficando mais próximo e integrado numa praça desafogada e ampla”. No mesmo local, encontrar-se, agora, o “Mural das Causas”, monumento alusivo ao “Terra Justa”.

Antero Barbosa destacou que “este investimento representa uma melhoria significativa na reabilitação do espaço público da nossa cidade, – a par de outros, entretanto já concluídos, – e que também significa a mudança de local e de maior visibilidade da estátua da Justiça de Fafe”.

© CM Fafe

Sobre a importância do monumento evocativo da Justiça de Fafe, o autarca citou Laborinho Lúcio que, numa visita a Fafe, pelo 5 de outubro de 2021, destacou “a grandeza deste monumento”. “Desde 1981 que o Monumento à Justiça de Fafe pontifica neste local agora transformado em Praça da Justiça. Este símbolo representativo e identitário, ex-libris controverso, materializa uma lenda e afirma-se como uma sentinela. Nas traseiras do poder judicial, lembra que a titularidade da Justiça repousa no povo e dele emana, inspirado pela Civilização, pelo Direito e pela Lei que proíbem, e impedem, a justiça das ruas, das multidões e feitas pelas próprias mãos”. Comprometida com os direitos fundamentais, os princípios e os valores de uma sociedade democrática e moderna, a Justiça é de todos, e dela também é a Justiça de Fafe”, lembra a autarquia de Fafe.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES