Fafe distinguido com selo "Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021"
Sexta-feira , Outubro 23 2020 Periodicidade Diária nº 2613
Principal / Região / Fafe distinguido com selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”

Fafe distinguido com selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”

Câmara Municipal de Fafe

A Câmara Municipal de Fafe foi distinguida, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, que visa reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

“O Município de Fafe tem procurado desenvolver junto da comunidade sénior do concelho um trabalho empenhado e dedicado que promove o envelhecimento ativo e saudável. A existência de um Plano de Intervenção junto dos Idosos tem vindo a permitir a realização de inúmeras atividades lúdicas e de lazer, com especial destaque para a Semana Sénior. O objetivo comum é, naturalmente, o de combater a solidão e o isolamento, promovendo o envelhecimento saudável, a qualidade de vida e a auto-estima da população sénior de Fafe”, esclarece a Autarquia em comunicado.

A par deste conjunto de atividades, são vários os programas sociais que acompanham a comunidade sénior e que promovem o seu bem estar, como é exemplo do programa “Bem me Cuido, Bem te Cuido”, destacado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e dirigido aos Cuidadores Informais. Tem como objetivo cuidar daqueles que cuidam, respondendo a um conjunto de necessidades físicas, psicológicas e sociais.

Raúl Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, revela-se “muito satisfeito com este reconhecimento público que reflete o trabalho desenvolvido pelo Município, em conjunto com várias instituições do concelho, em prol do bem estar dos nossos séniores, uma população frágil e que merece toda a nossa atenção. A Câmara tem a preocupação permanente de desenvolver um conjunto de atividades de convívio e lazer, mas também um conjunto de ações de sensibilização na área da criminalidade, violência, saúde, e programas de apoio direcionados para a população mais idosa”, refere.

O autarca salienta ainda que “o contexto atual da pandemia que estamos a atravessar coloca enormes desafios, sobretudo para os nossos séniores, e temos feito um esforço acrescido para os proteger. Fafe orgulha-se do trabalho que tem feito com os seus idosos, reconhecendo e valorizando tudo aquilo que também eles deram ao concelho. Continuaremos empenhados em construir uma sociedade cada vez mais justa, coesa, inclusiva e segura para todos”, finaliza o edil.