Domingo, Fevereiro 25, 2024
12.9 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe celebra o outono com Festival da Vitela Assada

Fafe celebra o outono com Festival da Vitela Assada

© CM Fafe

Gastronomia, música, artes e leitura na biblioteca, teatro e animação de rua compõem a programação de outubro no Município de Fafe.

O destaque vai para o fim do mês e véspera de feriado. Na noite de 31 de outubro é apresentado um evento inédito, que recupera a lenda da “Bicha das 7 cabeças” de Fafe e que envolverá uma performance de rua, com colaboração comunitária, atividade na biblioteca municipal, concertos de música com os Cabra Cega e Van Bloom, personagens misteriosas e um convívio onde não faltarão “sopas” e bebidas. Este espetáculo está previsto para o centro da cidade e envolverá a participação de coletividades com dezenas de figurantes.

As propostas do mês arrancam com as comemorações evocativas da Implantação da República, a 5 de Outubro, que este ano, e para além da habitual sessão solene, contará com a inauguração, no átrio da Câmara Municipal, de uma exposição documental alusiva à efeméride intitulada “A Implantação da República em Fafe – 20 anos até à revolução”, que estará patente até ao final do mês.

No fim de semana, a 7 e 8 de outubro, a gastronomia vai imperar com a oitava edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe, que decorre na Praça das Comunidades com a presença de quatro restaurantes, expositores e artesãos locais e um programa de animação musical que inclui  . 

No Teatro Cinema de Fafe sobe ao palco, no dia 14 de outubro, o Grupo Cénico de Arentim com a peça “Os Apanhados do Fim do Século”, num espetáculo integrado no Festival Fafencena, organizado e promovido pelo Grupo Nun’Álvares. No dia 25 de outubro há teatro temático para os mais jovens, numa organização dos serviços de coesão social do Município, com a peça “Os brincos à Ronaldo e outras histórias” que abordará as questões da discriminação e igualdade de género.

A agenda do Teatro Cinema inclui o concerto musical de Little Hands Blues, a 21 outubro, e o Festival de Fado Fanfe, no dia 28.

Na Biblioteca Municipal o mês vai desenvolver-se entre as atividades habituais com os BibliocontosBiblioartistasBibliocuriosos Conversas, Fios e Contos e Artes e o programa complementar. Assim, de 15 a 31 de outubro é promovida uma mostra de Italo Calvino “As nossas Letras têm Rosto”, uma exposição de Sandra Escudeiro intitulada “Entrelinhas”  e nos dias 21 e 28 de outubro realiza-se o programa “Ao Sábado, é outra história”,  com oficinas de ilustração, hora do conto e um atelier de ilustração por colagem, dedicados a toda a família.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES