Quarta-feira, Setembro 22, 2021
22.4 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe celebra 42º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

Fafe celebra 42º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

© CM Fafe

Raúl Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, assinalou hoje o aniversário do SNS com a habitual rega da Oliveira, que simboliza a “vitalidade do serviço público de saúde”, plantada no Parque da Cidade em 2019.

“O Serviço Nacional de Saúde é uma das maiores conquistas da democracia portuguesa. Através da Lei n.º 56/79 concretizou-se o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição”, destaca o autarca de Fafe.

“Nos últimos 40 anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal num lugar cimeiro no que se refere à qualidade de vida de milhões de cidadãos e reduziu muitas das desigualdades na sociedade portuguesa. Ao longo destas quatro décadas, Portugal manteve-se entre os países da OCDE com menores taxas de internamento por problemas de saúde sensíveis aos cuidados de saúde primários e à diminuição da incapacidade permanente. Temos assistido ao aumento da esperança de vida saudável à nascença para homens e mulheres, à diminuição da percentagem de pessoas que consideram não ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, bem como ao aumento da percentagem de portugueses que classificam a sua saúde como boa ou muito boa”, acrescenta.

Raúl Cunha salienta que “durante a pandemia da Covid-19, o Serviço Nacional de Saúde, através da dedicação dos seus profissionais, permitiu, de forma inegável, combater a pandemia. Deixamos, por isso, um justo reconhecimento público e a nossa gratidão a todos os profissionais de saúde que integram o SNS”.

Já em 2019, no âmbito do evento Terra Justa – Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, a Câmara Municipal de Fafe homenageou António Arnaut, “Pai do SNS”, pelo “trabalho, o empenho e a inteira dedicação na promoção dos cuidados de saúde de toda a população portuguesa”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS