No ano letivo que agora terminou, a Câmara Municipal de Fafe atribuiu mais de 500 bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o Ensino Superior, um valor total que ultrapassa os 290 mil euros, sendo este o ano que mais jovens receberam este apoio.
A Câmara iniciou em 2014 um programa de apoio aos alunos de Fafe que frequentam o Ensino Superior. Este programa complementa a bolsa atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior e tem como objetivo apoiar as famílias com mais dificuldades económicas, incentivando o acesso ao Ensino Superior e promover a igualdade de oportunidades dos jovens fafenses.
Desde o início do programa, em 2014, já foram atribuídas mais de 2200 bolsas de estudo, ultrapassando 1,4 milhão de euros.
Raúl Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que “a criação deste programa assenta na consciência das dificuldades e do esforço que estudar no ensino superior representa, para os jovens e para as famílias”.
O autarca afirma que “a preponderância que este programa de apoio significa na vida dos estudantes que têm menos recursos económicos, por lhes permitir obter uma formação académica com dignidade, pesando menos no orçamento famíliar dos fafenses. Não podemos desperdiçar o potencial dos nossos jovens, nem a oportunidade de contribuirmos para a afirmação e para a consolidação da geração mais qualificada de sempre”.
Terminou, salientando que “a importância, neste período especial de pandemia que vivemos, que estes apoios têm para as famílias, uma vez que, infelizmente, muitas famílias perderam rendimentos e a atribuição destes apoios permitiu a manutenção dos seus filhos na universidade”.