Câmara de Fafe assinala Dia Mundial do Cuidador Informal com assinatura da Declaração de Compromisso com várias instituições e organismos do concelho
O Município de Fafe assinalou o Dia do Cuidador Informal, celebrado esta terça-feira, com a assinatura da Declaração de Compromisso com as Instituições e Organismos que prestam apoio às necessidades dos cuidadores informais em Fafe.
O compromisso foi celebrado com a Associação Cultural e de Solidariedade Social de Regadas, a Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, a Associação Cultural e Recreativa de Travassós, o Centro Social da Paróquia de Antime, o Centro Social da Paróquia de S. Romão de Arões, o Centro Social da Paróquia de São Martinho de Medelo, o Centro Social da Paróquia de Serafão, o Centro Social Paroquial de Paços, o Centro Social Paroquial de Regadas, o Centro Social Paroquial de São Miguel do Monte, a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Fafe, a Cooperativa de Solidariedade Social de Fafe – Coopfafe C. R. L., a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, o Ser Sénior – Cuidados ao Domicílio, Lda. e Solidariedade – Grupo Cultural Recreativo Martim de Freitas.
Esta Declaração, resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre a Divisão de Coesão Social do Município de Fafe, as instituições locais, o Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Braga e o ACES Alto-Ave, com o intuito de contribuir com respostas que possam melhorar ou colmatar as necessidades apontadas pelos cuidadores.
Recorde-se que o Município tem, em regulamento, o Programa de Apoio aos Cuidadores, destinado a auxiliar os cuidadores residentes no concelho para frequentar ações de formação/ informação, ações de sensibilização, bem como, usufruir de tempo para a resolução de situações de índole pessoal.
As necessidades dos cuidadores informais é apontado como eixo de intervenção pela Rede Social, sendo um trabalho a ser desenvolvido pelos parceiros do Grupo Municipal de Saúde Mental de Fafe.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, reconheceu e valorizou o papel fundamental dos cuidadores informais e destes organismos, destacando “a solidariedade, entre ajuda e colaboração entre instituições que permite dar uma resposta concertada a este desafio dos dias de hoje.”
“Da parte do Município, reitero-vos a nossa total abertura e disponibilidade, porque este vosso trabalho dignifica em muito o nosso concelho.”
O Dia Mundial do Cuidador Informal é celebrado a 5 de novembro e foi instituído com o intuito de prestar homenagem a todas as pessoas que, de forma informal, prestam cuidados básicos a quem não pode cuidar de si próprio. Estima-se que existam atualmente cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais no país, representando, aproximadamente, 10% da população portuguesa, e cuja atuação é essencial no apoio a pessoas dependentes.