Domingo, Janeiro 23, 2022
11.7 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe apoia comércio local com vales de natal para as famílias carenciadas

Fafe apoia comércio local com vales de natal para as famílias carenciadas

© CM Fafe

O Executivo Municipal de Fafe, reunido esta quinta feira, aprovou por unanimidade a distribuição de vales de Natal pelas famílias carenciadas. Os vales, no valor de 30 euros e a consumir no comércio local, acompanham o Cabaz de Natal que o Município entregará aos agregados familiares com dificuldades económicas.

Foram ainda aprovados apoios à Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, pela organização de Fafe Cidade Natal 2021, ao Grupo Nun’Álvares, para apoio à modalidade de futsal feminino e masculino e pela organização e participação na Taça de Portugal de Patinagem Artística, competição que se realiza este fim de semana, e que trará a Fafe mais de 400 atletas.

Foi ainda aprovada a atribuição de um subsidio à DemoPorto pela realização do Rally Serras de Fafe e Felgueiras 2021, prova que integrou o Campeonato da Europa de Ralis e que se revestiu de enorme sucesso. Na ocasião foi dado a conhecer o estudo de “Impacto direto do WRC Vodafone Rally de Portugal 2021″,  no qual é apontado um retorno económico direto para Fafe entre 1,7 e 1.9 milhões de euros, relativos a despesas de adeptos e equipas participantes na organização do WRC Vodafone Rally de Portugal 2021.

Aprovaram-se, por unanimidade, a proposta de fixação das Taxa Municipal de Direitos de Passagem para vigorar no ano de 2022 e fixada em 0,25 %, e o Protocolo de Cooperação para a administração de vacinas contra a Gripe (um programa que prevê um serviço gratuito de administração da vacina da gripe em várias farmácias do concelho).

Foi anunciada a atribuição, ao Município de Fafe, de uma verba de 27 mil euros, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal, relativa aos prejuízos causados pelas depressões “Elsa” e “Fabien” ocorridas entre os dias 17 e 22 de dezembro de 2019. A candidatura, feita pela autarquia fafense, resultou na comparticipação de 25,8 % do investimento realizado para minimizar os estragos aquando das ocorrências.

O presidente deu a conhecer o termo de aceitação do Programa Operacional Assistência Técnica 2020, uma candidatura que prevê o reembolso de despesas tidas no âmbito do plano de contingência da Covid-19.

O Executivo foi informado sobre a reativação da adesão do Município de Fafe à Rede Casas do Conhecimento, uma Unidade Cultural da Universidade do Minho. Procurando incentivar uma cidadania mais participativa, fomentar e divulgar a cultura científica e tecnológica, combater a infoexclusão, incrementar o uso da Tecnologias de Informação Comunicação, numa perspetiva do «digital para todos», a RCdC ganha agora uma nova dinâmica com a qual o Município de Fafe se identifica e na qual se empenha, estando previsto para o primeiro trimestre de 2022 a instalação da Casa do Conhecimento de Fafe e a apresentação do plano de atividades.

Nos assuntos da agenda, constaram o Protocolo de Cooperação Técnica entre a Agência Portuguesa do Ambiente e o Município de Fafe para realização de Intervenção de Reabilitação e Valorização dos rios Vizela, Bugio e Ferro no concelho, e o Relatório de Controlo de Gestão Aguas do Norte.

Sobre o compromisso Formação + Próxima, estabelecido entre o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Fafe, foi prestada informação detalhada acerca do programa integrado no Plano “Reativar o Turismo – Construir o Futuro” e que terá como eixos de ação a capacitação dos colaboradores do setor turístico, com formação digital e presencial, a melhoria das competências dos colaboradores das empresas do turismo e conexas e, também, das autarquias e dos seus agentes, através de processos formativos que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos territórios.

Os assuntos da ordem do dia integravam também processos ligados apoios sociais e obras particulares. Todos estes pontos foram aprovados por unanimidade.

Na continuação dos trabalhos, o Executivo nomeou a vereadora Paula Nogueira como Conselheira para Igualdade.

Antes da ordem do dia o Executivo Municipal de Fafe, aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do conhecido empresário e praticante de Enduro, Paulo Moreno, um voto de louvor à jovem atleta Mara Peixoto pela participação na Taça do Mundo de Kempo, e um voto de louvor à nadadora Diana Durães pelo mérito desportivo alcançado.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS