Externato Infante D. Henrique premiado no concurso nacional 'Hortas Bio nas Eco-Escolas'
Quarta-feira , Agosto 12 2020 Periodicidade Diária nº 2541
Principal / Educação / Externato Infante D. Henrique premiado no concurso nacional ‘Hortas Bio nas Eco-Escolas’

Externato Infante D. Henrique premiado no concurso nacional ‘Hortas Bio nas Eco-Escolas’

A horta do Externato Infante D. Henrique foi a vencedora do concurso nacional ‘Hortas Bio nas Eco-Escolas’, na categoria hortas pequenas (até 50m²). O concurso é promovido pelo programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa

No início do ano letivo, e à semelhança do que tem sucedido nos últimos 3 anos, o projeto Eco-Escolas desafiou as turmas do 8º ano de escolaridade, os directores de turma e os professores de Ciências Naturais da Escola a criarem uma pequena horta. O objetivo é passar da teoria à prática, desafiando os alunos a testar, no terreno, os princípios da agricultura biológica aprendidos teoricamente nas aulas de Ciências Naturais do 8º ano.

Os alunos começaram por conhecer o pequeno canteiro que lhes era destinado e a planificar uma horta para aquele espaço. Nesta fase, tiveram que aplicar alguns conhecimentos técnicos, como o recurso a plantas aromáticas, para afastar alguns predadores, a flores para aproximar os polinizadores e até o estabelecimento de consociações. Sendo um desafio biológico, os alunos tiverem que gerir o seu canteiro, sem qualquer recurso a produtos químicos.

No final do ano, depois de já se terem colhido alguns produtos hortícolas, foi anunciada a turma vencedora do concurso “A nossa horta é + FIXE!”, destinada à turma cujo trabalho e resultados se destacaram. Para eleger a melhor horta foi eleito um júri constituído por alunos e professores, que avaliaram o estado da horta, as consociações presentes e o empenho demonstrado pelos alunos.

Este é um projeto já obrigatório na Escola, por envolver de forma tão entusiasmada tantos alunos e professores, além das hortas serem darem um aspecto visual extremamente interessante e com alimentos apetitosos. A horta é, ao longo do ano, o espaço mais visitado de todo o complexo escolar.