No final da tarde desta quinta-feira teve lugar o momento inaugural da programação da edição de 2023 das Festas da Cidade e Gualterianas, com a inauguração da exposição de fotografia “Regresso às Pontes de Guimarães”, uma organização da Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património. O trabalho apresentado é o resultado do olhar, de perspetiva documental, do fotógrafo vimaranense Miguel Oliveira.
Nas intervenções protocolares, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, referiu-se ao simbolismo que pode ser encontrado no título da exposição, referindo as pontes que se criam entre as pessoas, entre passado e presente, entre as várias instituições que, em Guimarães, tornam possível acontecimentos como é o caso do alcançado com a riqueza da programação das Festas da Cidade e Gualterianas, que são fruto de organizações provenientes do tecido associativo e cultural da cidade.
Paulo Lopes Silva referiu, ainda, “o papel importante da associação Muralha nas Festas, mas também ao longo de toda a sua existência, na defesa do património material e imaterial do concelho de Guimarães”. “A Muralha tem sempre uma seleção de temas muito ligados à nossa identidade, à identidade vimaranense. Este ano, a ligação ao rio e à diversidade é muito pertinente, agora que somos cidade finalista ao título de Capital Verde Europeia”, frisou.
Rui Vítor Costa, presidente da Muralha, justificou a escolha do tema com base na ideia de “regresso ao concelho”, para que as festas possam também expandir-se para além da cidade, e também como homenagem ao Dr. Francisco Conceição que, em 2010, pensou a primeira exposição sobre o tema das pontes do concelho. O presidente da Muralha lembrou que a associação já tem 39 anos de experiência de participação na programação das Gualterianas, e que o seu objetivo é dar a conhecer e defender o património vimaranense.
“Regresso às Pontes de Guimarães” é um documento fotográfico realizado por Miguel Oliveira para a Associação Muralha. A exposição pode ser visitada na Escola Secundária Francisco de Holanda até 15 de setembro.