Sábado, Maio 28, 2022
20 C
Braga
InícioBragaExposição no Mercado Municipal de Braga dá a conhecer a arte de...

Exposição no Mercado Municipal de Braga dá a conhecer a arte de construir cavaquinhos e guitarras

© CM Braga

Está patente na Praça – Mercado Municipal de Braga até 18 de abril a exposição de cordofones “Instrumentos do Mundo made in PT”, que conta a história da APC Instrumentos Musicais e do seu fundador António Pinto Carvalho, na arte de construir cavaquinhos e guitarras.

Começando em Portugal, passando pelo continente americano, voltando à Europa em direção à Ásia, nesta exposição é possível conhecer a história de cada instrumento, como a época dos descobrimentos espalhou conhecimento e culturas entre tantos países dos vários continentes, e como isso se reflete nos instrumentos que ainda hoje se constrói.

Desde o cavaquinho, tão tradicional e característico do Minho e tocado por todo o país, podemos ver uma amostra dos cordofones mais tradicionais em Portugal, “viola da terra” de cada região do país, a versátil Braguesa, que é cada vez mais uma viola de referência, passando pelas incontornáveis guitarras portuguesas que tão caracteristicamente representam o Fado e a saudade de um povo. Vários instrumentos tão conhecidos como um cavaquinho brasileiro, que tão bem ecoa no samba, passando pela guitarra flamenca, icónica de Espanha ou um maravilhoso alaúde árabe, que encanta com uma sonoridade única. São apenas alguns exemplos dos instrumentos que pode ver na exposição “Instrumentos do Mundo made in PT”.

A APC Instrumentos Musicais é uma empresa criada em 1976 por António Pinto Carvalho, com o propósito de construir cordofones e dar continuidade à tradição familiar, que ainda hoje mantém, em Celeirós, uma freguesia da cidade de Braga.

Em 1961, com 10 anos, aprendeu com o seu avô, a arte de construir cavaquinhos e guitarras. Sendo hoje, um dos violeiros de maior referência em Portugal e conta com a sua esposa e filhos, que lhe seguem o percurso, dedicando-se por completo à arte. Com cerca de 50 colaboradores, a APC Instrumentos Musicais não só é a maior empresa Portuguesa do ramo, mas uma das maiores na Europa, construindo e distribuindo uma vasta variedade de instrumentos por todo o mundo.

A empresa aposta na mais alta tecnologia, procurando o maior rigor e precisão na construção dos cordofones. Não esquece, contudo, o toque de cada luthier em cada instrumento, fazendo de cada um, uma obra única, em beleza e sonoridade. A simbiose entre a experiência, sabedoria da arte manual e a tecnologia de ponta dos dias de hoje é a chave para a qualidade e autenticidade de cada instrumento.

A APC Instrumentos Musicais tem ainda um papel fundamental na divulgação de Portugal, rico em cordofones de diferentes e bonitos timbres, promovendo orgulhosamente a tradição cultural portuguesa e dando continuidade à construção de cordofones de todo o mundo.

Foi no longínquo ano de 1987 que António Pinto Carvalho aceitou o desafio de fazer Ukuleles para um cliente no Haway. Era um instrumento totalmente desconhecido em Portugal e uma aventura, construir e enviar instrumentos tão frágeis para o outro lado do mundo! O desafio foi aceite, e ainda hoje, a APC Instrumentos Musicais envia instrumentos para tantos países do mundo inteiro. É essa história que é contada nesta exposição.

A mostra pode ser visitada até dia 18 de abril, todos os dias das 09:00 às 23:00 e resulta de uma parceria entre a APC Instrumentos Musicais, Lda., a Câmara Municipal de Braga e a Mesa na Praça.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS