
João Teixeira, designer e ex-aluno de design da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) conquistou, com a sua secretária Shelter, o Prémio Platina A’Design Award 2020-2021.
A notificação oficial deste prémio máximo, arrecadado na categoria Design de Mobiliário, aconteceu ontem.
Para João Teixeira este galardão significa a conquista de uma das suas metas para 2021 “ganhar um prémio individual, o meu primeiro”, um “grande impulso na comercialização do produto” e “uma grande motivação enquanto designer”, pois “é muito gratificante saber que o nosso trabalho é reconhecido por profissionais e especialistas do design”.
A história da secretária Shelter teve início o ano passado em plena pandemia. Começou como um exercício para ocupar o tempo livre. O primeiro a integrar uma coleção de projetos mais pessoais de João Teixeira.
Em abril de 2020, aconteceu a sua primeira apresentação nas redes sociais. “As reações foram boas. Tive várias páginas de referência no Instagram a dar destaque à Shelter, como a @designwanted e a @details_furniture. Também o website Yankodesig destacou a secretária e ainda teve eco no Behance como um dos melhores projetos de mobiliário nesta plataforma. Este feedback permitiu-me avançar e melhorar a Shelter”, conta.
Mais para o final do ano, concretizava-se a comercialização deste projeto, que tinha começado como um mero exercício, pela britânica Tomorrow Furniture.
João Teixeira já, em 2019-2020, tinha ganhado o prémio internacional coletivo de Design A’ Design Award na categoria de instrumentos musicais com a surdina Shatron.
Tratou-se de um acessório para instrumento musical que foi desenvolvido pelos docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) Ermanno Aparo e Liliana Soares e por João Teixeira e Jorge Passos, ex-alunos de Design do Produto.
Este profissional, atualmente a trabalhar na Cadeinor, concluiu, no IPVC, a licenciatura de Design do Produto em 2013 e o mestrado em Design Integrado em 2015.
“Tive uma formação de excelência, tanto na licenciatura como no mestrado. O IPVC abre um vasto leque de oportunidades aos seus alunos, facilitando-lhes o acesso ao contexto real de trabalho em empresas de referência.”
Atualmente, João Teixeira, que ainda mantém uma grande proximidade com a instituição onde se formou, e que se efetiva sobretudo através da participação em palestras e seminários, já está a trabalhar em novos projetos.