Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
AtualidadeSociedadeEx-aluno da UMinho organiza única TEDx de uma vila ibérica

Ex-aluno da UMinho organiza única TEDx de uma vila ibérica

Sérgio F. Godinho leva o evento a Figueiró dos Vinhos, em Leiria.

© Sérgio F. Godinho

Sérgio F. Godinho, ex-aluno da Universidade do Minho (UMinho) vai organizar a única TEDx de uma vila ibérica. O evento realiza-se no sábado, em Figueiró dos Vinhos, Leiria, com oradores como Sofia de Castro Fernandes, Tim Vieira e Carlos Silva.

A Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos recebe a 25 de maio, às 14:30, a única conferência TEDx numa vila ibérica, com o tema da revitalização do Interior abordado por oito personalidades, como a blogger Sofia de Castro Fernandes, o empresário Tim Vieira (ex-“Shark Tank”) ou o antigo dirigente da UGT Carlos Silva. O evento inclui anda a exibição de vídeos, uma sessão de networking e a música de Nuno Sá e Mouzelo. A entrada é livre, mediante reserva online.

A TEDx é a maior rede de conferências do mundo e Figueiró dos Vinhos entra nesta lista, tal como na sua estreia em 2017, sob a coordenação de Sérgio F. Godinho, que é natural daquela localidade, formado em Psicologia pela Universidade do Minho e tem vários projetos cívicos em prol do Interior. Esteve ligado, por exemplo, à Associação Nacional de Estudantes de Psicologia, a três grupos de investigação e lançou as conferências “Futuro Y”, o canal “Interiorizar” no YouTube, livros de ficção e foi voluntário na Liga das Nações, na Web Summit e na TEDx Verona (Itália).

A TEDx Figueiró dos Vinhos tem o lema “Imaginar. Interiorizar. Inovar.” e quer valorizar os desafios e oportunidades de viver no Interior de Portugal. Os palestrantes convidados são Sofia de Castro Fernandes, autora do projeto “Às 9 no Meu Blog”; Tim Vieira, ex-júri do concurso “Shark Tank” e candidato à Presidência da República de 2026; Carlos Silva, antigo secretário-geral da UGT e membro do Comité Económico e Social Europeu; Sérgio Cardoso, chief educational officer no projeto Doutor Finanças; João Almeida, cofundador da associação Rural Move; Carlos Fonseca, diretor do laboratório colaborativo ForestWISE; Catarina Farinha, investigadora em inteligência artificial da plataforma Unbabel; e Sandra Jorge, vencedora da open call lançada à comunidade deste TEDx.

“É fundamental organizar iniciativas de alcance nacional em territórios de baixa densidade populacional”, defende Sérgio F. Godinho. “Acredito que tem especial importância debatermos perto destas comunidades tópicos como a coesão territorial, o desenvolvimento económico e artístico ou a tecnologia, entre outros, capacitando os participantes para um papel ativo no melhoramento das suas terras e, também, do seu país”, acrescenta o consultor de recursos humanos, que tem 30 anos de idade. O responsável considera decisivo combater o despovoamento e o envelhecimento que afeta a maioria do território português, o que exige empenho efetivo das organizações e dos políticos e, também, o envolvimento e a solidariedade das populações. Há mais detalhes sobre o evento nas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES