Ex-aluna da UMinho apresenta livro de poesia em Braga
Quinta-feira , Dezembro 3 2020 Periodicidade Diária nº 2654
Principal / Atualidade / Ex-aluna da UMinho apresenta livro de poesia em Braga

Ex-aluna da UMinho apresenta livro de poesia em Braga

Sara F. Costa, ex-aluna da UMinho, lança esta quinta-feira, 25 de julho, às 18h30, na Livraria Centésima Página, o livro de poesia “A Transfiguração da Fome”. A apresentação estará a cargo de Isabel Cristina Mateus, professora da UMinho.

O livro foi vencedor do Prémio Internacional Glória de Sant’Anna para melhor livro de poesia publicado em países de língua portuguesa em 2018.

“A Transfiguração da Fome é uma longa narrativa sobre nós: tu, eu e o mundo. Essa história pode ser lida em várias direções, sem necessidade de início ou de fim: há fins antes de certos inícios, há fins depois de outros fins. Em qualquer dos casos, esse será um caminho de referências concretas, papéis no chão levados pelo vento, e metáforas, horizonte. Sara F. Costa prepara-nos uma cartografia exata, não apenas no rigor com que organiza a linguagem, mas também na delicadeza do silêncio: entre palavras, entre versos, entre o título e o início do poema”, refere o escritor José Luis Peixoto.

Sara F. Costa nasceu no ano de 1987 em Oliveira de Azeméis, 1987. É licenciada em Estudos Orientais e Mestre em Estudos Interculturais: Português/Chinês pela Universidade do Minho em parceria com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Tianjin, China. Tem recebido vários Prémios Literários nacionais na área da poesia. Foi autora convidada do Festival Internacional de Poesia e Literatura de Istambul 2017. Em 2018, fez parte da organização do Festival Literário de Macau e do Festival Internacional de Literatura entre a China e a União Europeia em Shanghai e Suzhou. Tem poemas traduzidos em várias línguas e trabalhos publicados em Revistas Literárias um pouco por todo o mundo, desde o Brasil à China. Atualmente reside em Pequim e é coordenadora da comunidade de escrita criativa de Pequim, Spittoon Arts Collective.