Domingo, Maio 19, 2024
12.9 C
Braga
Cultura“ET IN OPERA EGO?” de Rui Sanches na galeria Ala da Frente...

“ET IN OPERA EGO?” de Rui Sanches na galeria Ala da Frente em Famalicão

© CM Famalicão

O estímulo da leitura para além da palavra, por via de uma escultura e de desenhos meticulosos, é o desafio lançado pelo artista lisboeta Rui Sanches na nova exposição da Ala da Frente: “ET IN OPERA EGO?”, em Famalicão. A mesma vai estar patente na galeria municipal até dia 12 de janeiro do próximo ano, com entrada gratuita.

É “uma obra que se desafia a si mesma no intuito de lançar o desafio da compreensão do mistério da criação”, refere o curador da galeria de arte contemporânea, António Gonçalves, que também destaca que os “desafios para o entendimento do espaço e da perceção, onde as letras se formam enquanto escultura, são estímulos de leitura para além da palavra”, no texto de apresentação da exposição.

Rui Sanches é natural de Lisboa e iniciou a formação plástica no Ar.Co, na mesma cidade, prosseguindo-a no Goldsmiths’ College, em Londres, onde tirou um Bachelor of Arts em 1980, e na Yale University, New Haven, onde obteve um Master of Fine Arts, em 1982, sendo bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). De regresso a Portugal, deu aulas no Ar.Co, onde foi também responsável pelo Departamento de Escultura e membro da Direção, e no IADE. Expõe coletivamente desde 1985 e individualmente desde 1984, tanto em Portugal como no estrangeiro. Nos anos 80 e 90 esteve ligado à direção do Centro de Arte Moderna da FCG, desenvolvendo trabalho de curadoria de exposições. A partir de 1993 realiza também intervenções em espaços públicos. É representado em diversas coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro, tendo sido premiado com o Prémio AICA/Ministério da Cultura em 2008.

A obra de Rui Sanches, “ET IN OPERA EGO?”, poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:30 e aos fins-de-semana das 14:30 às 17:30, no espaço da Ala da Frente, localizado no edifício do Museu Bernardino Machado, na Rua Adriano Pinto Basto. A entrada é livre.

Para mais informações, consulte aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES