Domingo, Junho 23, 2024
24.5 C
Braga
EducaçãoEstudantes do IPCA ensinaram alunos do Conservatório de Música de Barcelos a...

Estudantes do IPCA ensinaram alunos do Conservatório de Música de Barcelos a programar robôs

© IPCA

Cerca de 100 alunos do Conservatório de Música de Barcelos receberam hoje a visita de estudantes e docentes da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e passaram o dia a aprender a programar robots.

Os alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, foram divididos em equipas e receberam um kit lego mindstorms. Depois de uma formação básica em programação, puderam desenvolver um robô móvel seguidor de linha, sempre com a orientação e supervisão de estudantes dos cursos Técnicos Superiores Profissionais, da ETeSP.

Desta forma, e transformando a aprendizagem numa competição entre as várias equipas, crianças e jovens aprenderam algo que se supõe “complexo, de forma simples e divertida”.

Com este evento pedagógico, o IPCA pretendeu incutir o gosto pela programação, e, simultaneamente, “estimular o pensamento lógico, deixando as crianças e os jovens mais à vontade com a área tecnológica”.

O dia encerrou com uma competição final, numa prova onde a equipa vencedora foi a que conseguiu programar o robô para percorrer o circuito final de forma mais rápida.

A coordenação do evento esteve a cargo dos professores António Moreira, pró-presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA, e João Borges, diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da ETeSP.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES