
Foi oficialmente entregue, na quinta-feira, na EB1 de Abilheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
O desafio partiu da coordenadora do 1.º Ciclo, Maria João Covinha, com o objetivo de transformar a zona da ludoteca num espaço “mais estimulante para os alunos”. Agora, entre jogos didáticos e leituras, os mais pequenos estarão rodeados por um ambiente mágico desenvolvido por perto de 30 estudantes do Politécnico de Viana do Castelo.
O mural apresenta uma viagem visual pelo universo da banda desenhada e da animação, com figuras emblemáticas como Tintim, Mickey Mouse, Winnie the Pooh, Branca de Neve e os Sete Anões, Sininho, Astérix ou os Smurfs, entre muitos outros personagens que têm alimentado o imaginário de várias gerações. A escolha das cores e das figuras teve em conta o público-alvo, crianças do 1.º Ciclo, mas também os educadores e todos os que trabalham no espaço escolar.
Segundo o docente responsável pela coordenação da intervenção, também coordenador do CTeSP de Arte e Fabricação Digital da ESE-IPVC, Filipe Rodrigues, este tipo de projetos “tem um impacto enorme na formação dos estudantes”, permitindo-lhes “aplicar conhecimentos em contextos reais, reforçar competências humanas e responder a desafios concretos com utilidade pública”. “Este foi o segundo mural do género e queremos fazer mais. A ESE-IPVC foi, em tempos, responsável pelo maior mural académico do país, criado aqui em Viana do Castelo. Depois, uma outra instituição também criou um e ficou maior do que o nosso. Mas queremos desafiar o Município aqui presente para que nos desafie a criarmos novamente o maior mural académico do país”, afirmou.
A diretora da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), Carla Faria, sublinhou o duplo impacto do projeto. “Além da transformação de um espaço privilegiado da escola, que passa a dispor de uma obra que certamente encantará as crianças, este foi um desafio extraordinário para os nossos estudantes, que se superaram tanto do ponto de vista académico como humano. A nossa escola também tem uma parede disponível para ser transformada num novo mural”, disse.
Inspirado no universo visual das crianças e pensado para “dialogar” com diferentes gerações, o mural alia criatividade, técnica e empatia social. A criação envolveu 27 estudantes que, ao longo de nove meses, deram espaço à imaginação e à criatividade.