Domingo, Maio 16, 2021
15 C
Braga
InícioDesportoFutebolEstádio do Dragão é o primeiro do mundo com uso de código...

Estádio do Dragão é o primeiro do mundo com uso de código para daltónicos

FC Porto

O FC Porto reforçou a sua assumida preocupação com a inclusão, através de ação pioneira a nível mundial, em todas as suas infraestruturas.

O Estádio do Dragão passou a ser primeiro recinto desportivo a equipar-se com código de cor, inovação que potencia a experiência de jogo acessível para todos os adeptos e que o fez merecedor do reconhecimento mensal, relativo a janeiro de 2021, sendo esta uma distinção da Fundação do Futebol-Liga Portugal.

O sistema colorADD, já implementado no Estádio do Dragão, ajuda todos aqueles que têm dificuldade em distinguir ou identificar cores, facilitando acesso ao estádio, especialmente aos daltónicos. Numa primeira fase o código ColorADD foi aplicado nos parques de estacionamento (organizados por cores) e nos coletes de treino dos principais escalões, momentos estes em que a cor pode ser um veiculo de distinção e identificação

Estas foram as primeiras medidas que se alargarão no projeto a todas as Infra estruturas do clube.

Esta é uma linguagem universal, inventada pelo portuense Miguel Neiva, que representa as três cores primárias – azul, amarelo e vermelho – através de símbolos gráficos.

Um código tão simples quanto útil que faz do FC Porto, e do estádio do Dragão, um exemplo mundial no que respeita à agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para, Susana Rodas, diretora-executiva, “qualquer iniciativa que seja de inclusão, na vertente da Responsabilidade Social, é de louvar e enaltecer. O FC Porto, como pioneiro nesta ação, está de Parabéns, sendo esta uma iniciativa que permitirá a todos os que vão ao Estádio do Dragão, e não consigam distinguir as cores, não se sentirem excluídos. Questões como acessibilidades, inclusão, sustentabilidade ambiental, estarão sempre na primeira linha de distinção da Liga Portugal e da sua Fundação do Futebol”.

Teresa Santos, responsável pela área de Sustentabilidade do FC Porto, sublinha que “o FC Porto, sendo uma marca que representa uma região, desde sempre que assumiu na sua estratégia a sua responsabilidade na consciencialização para temas como a inclusão, respeito e igualdade, pelo que este reconhecimento por parte da Fundação Futebol – Liga Portugal, nos enche de orgulho. A inclusão pela cor é mais uma aposta do FC Porto para tornar as suas infraestruturas cada vez mais inclusivas, de uma forma não discriminatória”.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS