Dois anos após a sua criação, através do Fórum Oceano, a Associação da Economia do Mar, a Estação Náutica de Esposende vai-se afirmando cada vez mais no contexto da promoção e valorização do território concelhio, tanto em território nacional como internacionalmente.
No sentido de preparar o futuro realizou-se uma reunião com os parceiros que integram a Estação Náutica de Esposende de no sentido de se elaborar o Plano de Atividades e Plano de Ação para 2022, assim como a definição e implementação da estratégia da Estação Náutica de Esposende, de modo a contribuir para uma maior e melhor afirmação nacional e internacional do Município de Esposende, enquanto destino náutico de águas interiores, fluviais e atlânticas, e uma diversificada oferta de ativos e atividades e serviços complementares.
Na sessão com os parceiros, foi apresentado o projeto de Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal, que está a ser desenvolvido pela Fórum Oceano.
Neste âmbito, estão a ser dinamizadas sessões regionais de dinamização da Rede, com vista à capacitação dos atores empresariais para a internacionalização, assim como uma abordagem aos novos desafios, ajustando a oferta aos novos perfis de turistas e a estruturar experiências turísticas inovadoras e memoráveis.
Na mesma sessão foi apresentada a candidatura de Valorização e Promoção do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) que prevê a criação de infraestruturas e o desenvolvimento de conteúdos e suportes de comunicação, de apoio à valorização e visitação, que contribuam para o desenvolvimento sustentável do PNLN, e o seu reposicionamento como um polo dinamizador e de criação de valor do turismo local e regional. Está igualmente prevista a realização de um estudo estratégico para os rios Neiva e Cávado, concretamente com vista à limpeza e valorização do rio Neiva e à estabilização e valorização do troço do rio Cávado.