
Entre abril de 2024 e maio de 2025, o Município de Esposende, através do protocolo de colaboração estabelecido com a Associação Animais de Rua e por via do programa CED, intervencionou 142 gatos errantes no território concelhio, dos quais 69 machos e 73 fêmeas.
Através desta parceria, a Câmara Municipal pretende “dar continuidade e maior abrangência ao trabalho de controlo e redução do número de gatos errantes existentes nas colónias, assegurando o controlo sanitário destas populações, para além de contribuir para uma melhoria das condições ambientais, de salubridade e segurança do espaço público”.
“A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, em várias zonas do concelho, pode ser prejudicial ao seu bem-estar, ficando associado a reprodução ao ruído. Uma colónia esterilizada e controlada reduz substancialmente os eventuais incómodos causados pelo acasalamento, lutas e cheiros resultantes da marcação de território”, refere a Autarquia.


