Segunda-feira, Setembro 20, 2021
19.4 C
Braga
InícioCulturaEsposende recebe VI Bienal Expoética de Jorge Braga

Esposende recebe VI Bienal Expoética de Jorge Braga

© CM Esposende

Arrancou a sexta edição da bienal Expoética em Esposende, do artista e poeta esposendense Jorge Braga. O evento, “A Conquista do Mundo em Três Tempos” assenta em diferentes suportes – papel, tela e escultura, tendo como base a poesia associada ao grafismo, em que a principal temática é o ambiente.

Nesta edição, a bienal reparte-se por três locais: o hall dos Paços do Concelho, o Centro de Informação Turística e a Casa da Juventude de Esposende. A inauguração decorreu esta sexta-feira na Câmara Municipal, com a abertura da exposição de esculturas, momento marcado por um pequeno concerto e declamação de poesia.

Jorge Braga referiu que a bienal Expoética “pretende sensibilizar a importância das novas gerações como sendo através delas que se fará a inversão da forma como se olha o mundo”. Para o artista/poeta trata-se de “olhar com arte e através da arte”, sendo que “a conquista do mundo em três tempos” diferencia três gerações em três tempos distintos, passado, presente e futuro, com o objetivo de alertar para a necessidade de se tornar o tempo de formação de uma nova geração cada vez mais curto; quando a nova geração era sensibilizada na sua juventude (passado), passa a ser sensibilizada na infância (futuro), estando para isso o sensibilizador (pais, professores, estado, sociedade em geral) obrigatoriamente a viver o presente e a preparar o futuro.

Os outros polos da Expoética abrem hoje. Às 19:00, no Centro de Informação Turística é inaugurada a exposição de pintura, e, às 21:00, na Casa da Juventude, fica disponível a exposição de esculturas e obras no espaço Polivalente e na arena (zona exterior), onde decorrerá um concerto de jazz.

O Município de Esposende associa-se, uma vez mais, a este evento, numa ótica de valorização e divulgação dos artistas e da cultura do concelho, em cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Na sua intervenção, Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esosende, felicitou Jorge Braga pela iniciativa da bienal, bem como “pelo trabalho que vem afirmando no plano cultural, em várias vertentes, agradecendo o seu contributo para o enriquecimento da cultura no concelho. O autarca reiterou que a cultura constitui um ativo da maior relevância para o Município, que tem vindo a afirmar-se cada vez mais”.

A VI Expoética estará patente até ao próximo mês de outubro.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS