Sexta-feira, Novembro 26, 2021
8.6 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende mantém qualidade exemplar da água para consumo humano

Esposende mantém qualidade exemplar da água para consumo humano

© CM Esposende

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, recebeu da o “selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” 2020 e 2021, evidenciando-se por assegurar o cumprimento, nos últimos anos de avaliação regulatória, de um conjunto de critérios previstos em regulamento de concurso.

A cerimónia solene de entrega de prémios e selos, uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria do jornal Água & Ambiente, decorreu, ontem, no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, no âmbito do 16ª Expo Conferência da Água, um evento que tem como objetivo identificar, distinguir e divulgar as entidades portuguesas de referência na área da prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas.

Os selos dos serviços de águas pretendem também evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas, e sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

Na atribuição desta distinção são tidos em consideração indicadores e avaliados parâmetros como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos.

Durante a conferência, para além da entrega dos selos de qualidade 2020 e 2021, foram dadas a conhecer as matérias verdadeiramente relevantes para o setor e promovido o debate sério e informado em torno dos seus principais desafios e oportunidades, nas suas dimensões política e empresarial, revelando a sua expressão nacional enquanto setor de atividade económica.

“Beber água da torneira é mais barato, mais ecológico e a água distribuída” pela empresa municipal Esposende Ambiente é 100% Segura, conforme atestam as análises realizadas regularmente segundo as normas da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

O controlo da qualidade da água não se limita a análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade. Neste âmbito é também de salientar medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no município de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos.

A atribuição do “selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” pode também ser entendido como a certificação do contributo que o Município de Esposende e a Esposende Ambiente dão para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 6 – Água Potável e Saneamento – garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável e do saneamento para todos, procurando-se aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS