Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
6.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende: Escultor oferece obra de arte para Alameda do Bom Jesus em...

Esposende: Escultor oferece obra de arte para Alameda do Bom Jesus em Fão

© CM Esposende

Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, reuniu, recentemente, com o escultor Ascânio MMM, que ofereceu ao Município uma obra de arte, que se encontra já instalada na envolvente do Templo do Bom Jesus, em Fão.

Natural de Fão, mas a residir no Brasil, o reconhecido escultor havia assumindo o compromisso com o Município de Esposende de oferta de uma peça escultórica para embelezar a Alameda do Bom Jesus, que está a ser intervencionada, numa empreitada de requalificação orçada em 610 mil euros.

Trata-se da segunda obra oferecida à sua terra natal, sendo que a outra é a “Piramidal”, que se encontra instalada no Largo do Cortinhal, desde 1999.

A operação de montagem da obra de alumínio lacado, que foi construída no concelho, numa empresa da freguesia de Antas, decorreu na semana passada. Cumpre-se, assim, a vontade expressa pelo escultor fangueiro ao Município, que, no âmbito da intervenção que está em curso, preparou o local para a instalação da obra de arte.

Benjamim Pereira enaltece “o gesto grandioso de escultor Ascânio MMM, reflexo do forte sentimento que o liga ao concelho e à terra que o viu nascer”. Elogia a obra de arte, considerando que vem embelezar Fão e a Alameda do Bom Jesus, que, fruto da intervenção de requalificação em curso, apresentará uma imagem totalmente renovada. O autarca refere, ainda, que ficou acordado com o escultor proceder à inauguração daquela obra, aquando do regresso de Ascânio Monteiro a Fão, no verão de 2022.

A empreitada da requalificação da Alameda do Bom Jesus, que se integra no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), corresponde a uma antiga aspiração das gentes de Fão, pelo que representa para a comunidade, sendo que o espaço é também palco privilegiado de eventos, como a Festa do Bom Jesus, a feira semanal e a Festa da Cerveja e do Marisco, razões que levaram o Município a assumir a intervenção.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS