Segunda-feira, Junho 21, 2021
18.9 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende: E-REDES lança website

Esposende: E-REDES lança website

CM Esposende

Já se encontra online o portal do projeto E-REDES onde é possível acompanhar o desenvolvimento desta iniciativa e das várias tarefas associadas.

O “E-REDES – Fomento ao uso de Redes Biodegradáveis como ferramenta de promoção da sustentabilidade: um estudo-piloto no Parque Natural do Litoral Norte” é um projeto promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente – Rio Neiva, que pretende contribuir para a mitigação da poluição marinha.

Os problemas ecológicos e socioeconómicos derivados da poluição marinha causada por plásticos não-degradáveis são uma preocupação crescente. Redes de emalhar e tresmalho, fabricadas a partir de materiais sintéticos, são usadas pelas embarcações de pesca que operam localmente e contribuem diretamente para a problemática do lixo marinho e para a introdução de materiais plásticos sintéticos não-biodegradáveis na cadeia alimentar, além de terem um elevado potencial de produzir pesca-fantasma, afetando espécies não-alvo de pesca como aves e mamíferos marinhos, algumas das quais ameaçadas.

O projeto E-REDES consiste no fornecimento de redes biodegradáveis à comunidade piscatória local, para avaliação do contributo desta iniciativa na redução da pesca-fantasma e na introdução de material plástico sintético no oceano. O estudo envolve a avaliação das propriedades físicas e da durabilidade de monofilamentos inovadores, a viabilidade do fabrico de artes com os mesmos, e a eficiência pesqueira de redes contruídas a partir de materiais biodegradáveis quando comparadas com redes convencionais. Trata-se de uma abordagem inovadora e arrojada a nível mundial, que avaliará a sustentabilidade da utilização de materiais biodegradáveis em comparação com materiais convencionais sintéticos do ponto de vista económico, ambiental e social para concluir se o recurso a redes biodegradáveis poderá constituir uma alternativa viável às redes convencionais considerando o seu custo e eficiência pesqueira.

O E-Redes contribui para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – Produção e consumos sustentáveis, ODS 14 – Proteger a Vida Marinha e ao ODS 17 – Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto é financiado no âmbito de uma candidatura ao “Aviso para Apresentação de Candidaturas Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS