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EducaçãoEsposende: Combate ao Insucesso Escolar rastreou alunos para Terapia da Fala

Esposende: Combate ao Insucesso Escolar rastreou alunos para Terapia da Fala

CM Esposende

Ao longo dos seus três anos de vigência, o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Rumo ao Sucesso de Esposende rececionou 270 identificações de alunos de diferentes graus de ensino, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário/Profissional, que frequentam estabelecimentos públicos de educação/ensino do concelho, com necessidades de intervenção ao nível da Terapia da Fala.

A Terapia da Fala trata da prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem, bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiratória, de deglutição e da voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.

A valência de Terapia da Fala do Projeto Rumo ao Sucesso de Esposende tem identificado, avaliado e intervencionado, de acordo com as áreas alvo definidas no âmbito do projeto, competências linguísticas que influenciam a aprendizagem e o desempenho na leitura e na escrita.

Ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), os professores têm vindo a reportar a existência de muitas dificuldades nas áreas de comunicação, linguagem e fala nos seus alunos, dando também nota de uma escassa resposta, na comunidade, a estas necessidades de intervenção. Neste sentido, no decurso do presente ano letivo, foi realizado um levantamento de necessidades junto dos alunos que frequentam o 1º CEB.

Relativamente aos alunos do 1.º ano, aplicou-se o instrumento RALF – Rastreio de Linguagem e Fala a 247 alunos (87,6% dos alunos matriculados no 1.º ano) que apresentam o português europeu como língua materna. Destes, constatou-se que 87 deverão ser encaminhados para uma avaliação especializada em Terapia da Fala.

Quanto aos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, obtiveram-se informações sobre o número de alunos com necessidades de acompanhamento em Terapia da Fala, através da aplicação de questionários dirigidos aos professores. As respostas obtidas indicam que, atualmente, 99 alunos beneficiariam de intervenção: 61 já se encontram em acompanhamento (dos quais 25 pelo Projeto Rumo ao Sucesso) e 38 não têm resposta a esta necessidade.

Com a realização deste estudo de levantamento de necessidades, verificou-se que, pelo menos 186 alunos do 1.º ciclo (87 do 1.º ano e 99 dos 2.º, 3.º e 4.º anos), beneficiariam com a avaliação/intervenção nesta valência. Uma intervenção nos alunos com problemáticas já detetáveis, com caráter mais preventivo, possibilitará a reversão ou atenuação dos seus efeitos, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

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