Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende celebra Dia Nacional da Gastronomia

Esposende celebra Dia Nacional da Gastronomia

CM Esposende

Como forma de assinalar o Dia Nacional da Gastronomia, que se comemora no próximo domingo, 30 de maio, o Município de Esposende edita o primeiro volume da publicação “Salvar o Planeta à Mesa”.

A edição do livro é resultado da iniciativa com o mesmo nome e reúne o conhecimento científico do biólogo Vasco Ferreira e algumas receitas do Chefe de Cozinha Emídio Concha de Almeida, tendo por base algumas espécies capturadas localmente, optando, assim, pelos produtos de proximidade e reduzindo a pegada ecológica. Sopa de Peixe, Negrão ao sal com Algas, Ceviche de Negrão, Tártaro de Carapau, Carapau de escabeche, Sarrajão Braseado com Redução de Balsâmico e Espargos e Hambúrguer de Cavala, são as receitas que constam desta edição, disponível online.

A temática da sustentabilidade enquadrada nas escolhas alimentares, sobretudo no que concerne ao pescado da costa de Esposende, motivou, para além do livro, um conjunto de sete vídeos de receitas, que podem ser visionados através do microsite e das redes sociais associadas ao visitesposende. “À Descoberta da Rota da Sustentabilidade à Mesa” mostra como espécies de pescado consideradas “pobres”, em sabor e valor comercial, resultam em pratos de excelência. Neste campo, há muito mais a explorar, razão pela qual é expetável a publicação de uma outra edição.

No âmbito da estratégia de valorização e diferenciação da oferta gastronómica de Esposende, concretamente ao nível da promoção do Robalo, está já disponível online o Receituário do Robalo. Este documento digital é um repositório dinâmico e aberto e espelha a diversidade de formas de confeção desta espécie piscícola. Com o contributo de algumas unidades de restauração locais, do Chefe Emídio Concha de Almeida e da Escola Profissional de Esposende, foi possível reunir 39 receitas de confeção do Robalo. Pode também ser consultada a Ficha Nutricional do Robalo, da autoria da Nutricionista Elsa Madureira, realçando a composição deste peixe, o seu valor como fornecedor de proteínas de alto valor biológico, para além dos benefícios do consumo deste pescado. Ambas as publicações poderão consultadas aqui. Estas ações enquadram-se na candidatura ao NORTE-02-0853-FEDER-000094 “Minho – Região Europeia de Gastronomia”, tendo em conta a “Estruturação e promoção de valorização dos recursos endógenos agroalimentares”.

Recorde-se que até ao final deste mês decorre a iniciativa “Esposende, o Robalo Está Aqui”. Mais de 30 restaurantes do concelho aderem à segunda edição desta iniciativa, servindo à mesa variadas sugestões gastronómicas confecionadas com este apetecível peixe.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS