Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende assinala Dia Nacional do Peregrino

Esposende assinala Dia Nacional do Peregrino

© CM Esposende

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai assinalar o Dia Nacional do Peregrino, que se comemora a 13 de outubro, numa programação conjunta com a Via Veteris – Associação Jacobeia de Esposende.

Assim, tal como sucedeu no Dia de S. Tiago, no próximo dia 13 de outubro, junto à Ponte D. Luís Filipe, em Gandra, estará instalado um posto de receção ao peregrino. O acolhimento aos peregrinos que percorrem o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela incluirá a oferta de um pequeno lanche, composto essencialmente por fruta e outros produtos locais. Entre os peregrinos que pernoitarem no concelho de Esposende, serão sorteados dois jantares numa unidade de restauração local.

No dia 15, sábado, às 21:30, no Centro de Informação Turística de Esposende, terá lugar uma palestra subordinada ao tema “O meu caminho”, a proferir por Pedro Gil Vasconcelos, natural do Porto, Licenciado em Cinema e Audiovisuais, ex-jornalista da RTP. Pedro Gil Vasconcelos realizou, em 2021, um documentário intitulado “O meu caminho” com alguns prémios já conquistados internacionalmente e que espelha a qualidade e reconhecimento do filme. As filmagens decorreram no Caminho da Geira e dos Arrieiros, resultando da sua vontade em fazer a pé os 240 km deste caminho jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.

Nos dias 15, 22 e 23 de outubro, será percorrido, em três etapas, o Caminho de São Bento, desde Esposende até São Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, no Gerês. Os interessados poderão obter mais informações e inscrições através do e-mail [email protected].

O Dia Nacional do Peregrino foi instituído pela Assembleia da República em 2014, determinando a sua comemoração a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição da Senhora de Fátima, em que se deu o Milagre do Sol, na Cova da Iria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS