
O Município de Esposende vai assinalar o Dia de São Tiago, que se comemora a 25 de julho, homenageando o padroeiro dos peregrinos, dos alquimistas e dos cavaleiros, através de iniciativas direcionadas para os peregrinos que percorrem o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.
Com a colaboração da Associação Via Veteris e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, o Município terá um posto de receção aos peregrinos, junto à Ponte D. Luís Filipe (Ponte de Fão), com oferta de fruta e água, assim como de postais alusivos à data.
Durante o dia 25 de julho, será também possível visitar, no Centro de Informação Turística de Esposende, a exposição “Ecos do Caminho de Santiago”, da autoria de Vitor Machado, uma fusão entre a arte contemporânea e a tradição milenar do Caminho de Santiago.
Ao final do dia, pelas 20:00, no Albergue de São Miguel de Marinhas, será proporcionado aos caminheiros e amigos do Caminho um lanche/jantar, gratuito, que incluirá uma pequena tertúlia e finalizará com a “Queimada Galega”.
No dia 27 de julho, sábado, será realizada uma Caminhada entre o Marco do Caminho de Santiago, em Fonte Boa, e Castelo de Neiva, com passagem fluvial pela Barca do Lago. A concentração terá lugar a partir das 8h00, junto à Igreja de S. Tiago de Castelo de Neiva. As inscrições são gratuitas e limitadas, e poderão ser realizadas através do portal de turismo.
No âmbito do trabalho de promoção e divulgação do Caminho Português da Costa, o Município de Esposende está a desenvolver uma campanha de sensibilização junto dos peregrinos que atravessam o percurso no território concelhio alertando para questões de segurança, nomeadamente para os perigos em que incorrem ao caminhar fora dos itinerários certificados. Esta ação é reforçada com a colocação de sinalização especifica para o atravessamento de vias rodoviárias perigosas, na Estrada Nacional 13.
O Caminho Português da Costa, qua atravessa o concelho de Esposende, é o terceiro mais percorrido, com mais de 52.000 peregrinos, e, em pouco mais de cinco anos, superou os Caminhos Inglês, Primitivo e do Norte.