Domingo, Agosto 1, 2021
16.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende assegura medicamentos a crianças institucionalizadas

Esposende assegura medicamentos a crianças institucionalizadas

CM Esposende

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu hoje à entrega dos cartões de beneficiários no acesso a medicamentos das crianças institucionalizadas na Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA). O Município de Esposende apoia a aquisição de medicamentos para as crianças e jovens integradas na Centro de Acolhimento Emília Figueiredo, na sequência de um protocolo que estabeleceu com a Associação Nacional de Farmácias e com a Associação Dignitude.

Esta iniciativa insere-se no “Programa CUIDAR +”, através do qual o Município de Esposende promove a coesão social, área estratégica das políticas públicas municipais. Desta forma, o município assegura a comparticipação que cabe ao utente, no caso as crianças e jovens do Centro de Acolhimento da ASCRA, na aquisição de especialidades farmacêuticas, sujeitas a receita médica e comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde, devendo rondar os 3500 euros anuais.

Hoje foram entregues os primeiros 14 cartões ao presidente da direção da ASCRA, Carlos Abreu, para comparticipação nas despesas com medicamentos, tendo como beneficiárias as crianças e jovens, com idades até aos 18 anos. Os apoios contemplados no protocolo destinam-se a contribuir para a prossecução dos objetivos e funcionamento da organização, assegurando os direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades às crianças e jovens integradas nesta resposta social.

Para Benjamim Pereira, “as questões sociais merecerão, sempre, uma atenção especial da autarquia. Isso traduz-se num projeto maior, como é a Loja Social, mas prolonga-se por outras ações e sempre que surjam oportunidades como esta, dirigida à população carenciada, o município estará sempre na primeira linha”. O autarca manifestou “total disponibilidade para colaborar com a ASCRA, instituição que desenvolve um trabalho relevante para a comunidade não só de Apúlia, mas de todo o concelho”.

Por seu turno, Carlos Abreu agradeceu “todos os gestos de apoio e o trabalho de proximidade que a Câmara tem desenvolvido com as instituições, principalmente nestes tempos de pandemia. Todos os pequenos gestos são significativos, principalmente quando se trata de proteger crianças”.

Recorde-se que o Município de Esposende firmou, em março de 2018, um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude que visa garantir a disponibilização de medicamentos a pessoas do concelho em situação de carência económica. A Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social, é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem por objetivo garantir o acesso a medicamentos comparticipados prescritos por receita médica, por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS