Domingo, Abril 18, 2021
22.2 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende apurou alunos para o Concurso Nacional de Leitura

Esposende apurou alunos para o Concurso Nacional de Leitura

CM Esposende

Já estão apurados os alunos de Esposende que vão participar no Concurso Nacional de Leitura 2021.

A Fase Municipal desta iniciativa, que integra o Plano Nacional de Leitura 2027, foi organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE) e destinou-se aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do concelho, que tinham sido apurados na Fase Escolar, uma vez que os alunos do Ensino Secundário passaram diretamente à Fase Intermunicipal. Assim, estiveram envolvidas todas as escolas dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira e a Escola Secundária c/ 3º ciclo Henrique Medina.

A Fase Municipal decorreu no passado dia 2 de março, tendo a prova escrita sido realizada em formato on-line, através da plataforma Google, e, na prova oral, os participantes gravaram um vídeo com a sua prestação, que foi enviado ao Júri para avaliação.

Constituído pela vereadora da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Angélica Cruz, pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite, por inerência de funções, e pela escritora Gisela Silva, o Júri selecionou para esta Fase Municipal os livros “O grilo verde”, de António Mota, para o 1.º ciclo; “James e o pêssego gigante”, de Roald Dahl, para o 2.º ciclo e “A história do Senhor Sommer”, de Patrick Süskind, para o 3.º ciclo.

Nesta prova participaram 28 alunos, sendo que foram apurados quatro por cada ciclo de ensino, num total de 12 alunos. No 1.º ciclo, apuraram-se os alunos Eva Oliveira e Mariana Silva, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Guilherme Moura e Luz Enes, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. A representar o 2.º ciclo estarão os alunos Maria Cabral, Maria Luís Capela e Marta Costa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Matilde Pilar, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. No 3.º ciclo, os alunos apurados foram Carolina Azevedo e João Fernandes, da Escola Secundária Henrique Medina, e Henrique Capitão e Mafalda Eiras, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.

Os alunos vencedores irão representar o Município de Esposende na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá no mês de abril, em Vila Verde.

O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular, junto da população escolar, hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, numa vertente lúdica da leitura. Conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Camões IP, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS