Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende apurou alunos para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Esposende apurou alunos para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

© CM Esposende

Já estão apurados os alunos do concelho de Esposende que vão participar na Fase Intermunicipal Concurso Nacional de Leitura 2022, que decorrerá no mês de abril.

A Fase Municipal de Esposende decorreu no dia 23 de fevereiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), integrando o Plano Nacional de Leitura 2027 e tendo contado com a atuação de Paulo Condessa.

Uma vez que os alunos da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina passaram diretamente à Fase Intermunicipal, na Fase Municipal foram avaliados os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico que tinham sido apurados na Fase Escolar, designadamente das escolas dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.

O júri, constituído pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, pela coordenadora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite, por inerência de funções, e pela professora Lúcia Barros, selecionou para esta Fase Municipal os livros “Uma mão cheia”, de Pedro Seromenho, para o 1.º ciclo; “Vamos comprar um poeta”, de Afonso Cruz, para o 2.º ciclo e “As pequenas memórias”, de José Saramago, para o 3.º ciclo.

Nesta prova participaram 28 alunos, sendo que foram apurados quatro por cada ciclo de ensino, num total de 12 alunos. No 1.º ciclo, apuraram-se os alunos Artur Gulenko, Valentina Almeida e Vasco Nogueira, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, e Rodrigo Ferreira, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.

A representar o 2.º ciclo estarão os alunos Francisca Sousa e Mafalda Cepa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Sofia Nunes e Tomás Azevedo, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.

No 3.º ciclo, os alunos apurados foram Carolina Azevedo e Tomás Ribeiro, da Escola Secundária Henrique Medina, e Matilde Gião e Matilde Marques, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.

O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, numa vertente lúdica da leitura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS