Domingo, Setembro 25, 2022
12.8 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende afirma-se no panorama equestre mundial

Esposende afirma-se no panorama equestre mundial

© CM Esposende

Realizou-se no passado fim de semana a 4.ª edição do Concurso de Saltos Internacional, integrada no Late Summer Equestrian Festival, promovido pelo Clube Hípico do Norte, com o apoio do Município de Esposende. O vencedor do Grande Prémio foi o português Gonçalo Pinto, montando “Icalverdi de Ceia”, com um percurso mais rápido que os oito conjuntos apurados para o desempate.

Esposende voltou a afirmar-se no panorama equestre mundial, com a 4.ª edição do Concurso de Saltos Internacional, no qual marcaram presença 250 conjuntos, envolvendo 750 profissionais, num evento que teve o acompanhamento de 400 mil telespectadores.

O Clube Hípico do Norte proporcionou aos cavaleiros profissionais uma experiência competitiva de excelência, tanto no aspeto da participação e performance desportivas, como na hospitalidade com que a cidade de Esposende acarinhou o evento, os participantes e seus familiares, dando um significado especial ao contexto desportivo.

O Presidente do Município, Benjamim Pereira, referiu que a presença de participantes de onze nacionalidades “realça o sucesso e a consolidação do CSI Esposende como um evento importante para o concelho e com um forte impacto para a economia local e na projeção do território e da imagem de Esposende como destino equestre turístico e desportivo”.

O Vereador do Desporto, Rui Losa destaca o facto de ter sido atingido um objetivo fundamental para o sucesso da iniciativa, ao “proporcionar ao público um espetáculo único em família com entrada gratuita, com momentos lúdicos, batismos a cavalo, insufláveis, passeios de barco no rio Cávado, provas equestres noturnas e festas temáticas”. Este programa social paralelo ao evento, demonstrou-se essencial para a forte adesão do público. O vereador destacou, ainda, a escolha de Esposende para a realização da Final do Circuito PTC Portugal Teams Challenge que mobilizou nove equipas e 65 cavaleiros de todo o país, proporcionando uma emocionante competição noturna.

Globalmente a Federação Equestre Portuguesa considerou este evento “um dos melhores concursos dos últimos anos realizados em Portugal”. O hipismo tornou-se definitivamente um produto turístico de Esposende, posicionando o concelho como um território de eleição para o desporto equestre.

Entre 16 e 18 de setembro irá decorrer a 1º Edição de um evento de nacional de categoria superior, o Concurso de Saltos Nacional – A, no Clube Hípico do Norte, esperando-se igualmente, uma forte adesão da comunidade equestre.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS