Segunda-feira, Junho 21, 2021
15.9 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende abre concurso público para construir Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar...

Esposende abre concurso público para construir Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do IPCA

CM Esposende

O Município de Esposende aprovou hoje, em reunião de Câmara, o projeto de execução e abertura de procedimento concursal para a empreitada de construção do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do IPCA.

Com o lançamento do concurso público para a construção do edifício que vai albergar o IPCA para a lecionação de dez cursos, no âmbito do protocolo estabelecido com o Município de Esposende, o processo entra, assim, numa fase decisiva.

A empreitada, com o preço base na ordem dos 3,4 milhões de euros, tem um prazo de execução de 12 meses, pelo que o ano letivo 2022/2023 iniciar-se-á já no novo edifício. Contudo, o arranque do ensino superior em Esposende será efetivado já no próximo ano letivo, em instalações provisórias.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, clarificou que estão a ser efetuadas diligências, no sentido de se encontrar uma solução alternativa, para que, já no próximo mês de setembro, as aulas se possam iniciar.

A materialização do ensino superior em Esposende é a concretização de um anseio antigo, da maior relevância para a Câmara Municipal e para o território concelhio, salienta Benjamim Pereira, lembrando que o processo tem sido uma “batalha dura e complexa”. Neste contexto, afirmou “hoje é um dia histórico”.

“Atendendo à importância deste projeto, o Município empenhou todo o seu esforço e disponibilizou os necessários recursos financeiros para a sua concretização. Além do valor da empreitada do edifício que vai ser construído nos terrenos contíguos à EN 103-1, próximo da Cooperativa Agrícola de Esposende, o Município assumiu também a aquisição dos necessários terrenos, no valor de 450 mil euros. Trata-se de um esforço financeiro tremendo, que assumimos sem quaisquer garantias de financiamento”, vincou o autarca, clarificando que será celebrado um contrato de comodato com o IPCA para cedência das instalações.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS