Sábado, Abril 27, 2024
9.5 C
Braga
EducaçãoEscola Gonçalo Pereira dá lugar à Escola Superior de Design do IPCA...

Escola Gonçalo Pereira dá lugar à Escola Superior de Design do IPCA em Barcelos

© CM Barcelos

“Barcelos vive hoje mais um importante momento, no processo de desenvolvimento do nosso território, com vista a potenciar um melhor futuro para a nossa comunidade”. Foi desta forma que o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, iniciou o seu discurso na sessão solene que assinalou a inauguração das obras de reabilitação do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira e onde agora funciona a Escola Superior de Design. A cerimónia coincidiu com a sessão solene do 29.º aniversário do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, sessão que contou com a presença da ministra da Presidência e do Estado, Mariana Vieira da Silva.

O autarca barcelense assinalou a “feliz coincidência” de, no mesmo dia, se estar a inaugurar as novas instalações da Escola Superior de Design do IPCA e a celebrar os 29 anos desta instituição de ensino superior sediada em Barcelos, “motivos para que a cidade e o concelho se regozijem por estes dois acontecimentos”.

Sublinhando a colaboração entre o Município e o IPCA, Mário Constantino Lopes recordou que, “desde 1994, a Câmara Municipal e o IPCA têm caminhado juntos no desenvolvimento de um projeto que é, sem qualquer sombra de dúvidas, um dos mais emblemáticos e de maior sucesso no ensino superior, em Portugal”. O edil relembrou a aquisição dos terrenos, entre os quais onde estão agora a serem construídas a Residência Estudantil e o Centro de Inovação e Investigação.

O presidente da Câmara fez ainda questão de deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento “na pessoa da presidente Maria José Fernandes”, saudando todos os que, ao longo destes 29 anos, contribuíram (ou ainda contribuem) para que o IPCA tenha o sucesso que todos lhe reconhecemos”, salientando que “esta parceria entre o poder local e as lideranças do IPCA tem permitido o crescimento e a afirmação deste Politécnico no panorama do Ensino Superior nacional”.

Presidente do IPCA enaltece simbiose entre autarquia e politécnico

“As novas instalações da Escola de Design representam um feito extraordinário para o IPCA, mas também para a cidade de Barcelos. Aliás, esta simbiose conjunta de trabalho permanente entre a região em que estamos inseridos em Barcelos com o IPCA tem sido muito frutuosa, sem Barcelos o IPCA não seria o que é hoje”. Esta foi uma das mensagens que Maria José Fernandes proferiu na cerimónia oficial que marcou o 29.º aniversário da instituição. Relembrando que “chegar à cidade de Barcelos, ao centro da cidade, ao perímetro urbano representa um sonho e um projeto antigo”, evocou o nome do ex-presidente, João Carvalho, como a pessoa que idealizou esse projeto.

A líder do Politécnico do Cávado e do Ave salientou também “o crescimento notável do número de alunos” que hoje já são 7200 estudantes, o que representa um crescimento de cerca de 8% face ano letivo transato.

Convidada de honra para esta cerimónia, Mariana Vieira da Silva, enalteceu “o desenvolvimento do IPCA, afirmando que a instituição tem uma dívida com as autarquias, dívida que, no entanto, advém do facto de os Presidentes de Câmara entenderem que o Politécnico do Cávado e do Ave tem resultados muito positivos para os seus territórios”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES