Sexta-feira, Outubro 22, 2021
15 C
Braga
InícioAtualidadeEscola de Medicina da Universidade do Minho comemora 21 anos

Escola de Medicina da Universidade do Minho comemora 21 anos

© UMinho

A Escola de Medicina da Universidade do Minho assinala o seu 21º aniversário esta sexta-feira, dia 8, a partir das 10:00, no auditório Zulmira Simões desta Escola, sito no campus de Gualtar, em Braga. As comemorações podem ser acompanhadas em direto no canal YouTube da EMUM.

A sessão conta com intervenções do vice-reitor da Universidade do Minho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, do presidente da Escola, Nuno Sousa, bem como do professor Jaime Correia de Sousa, do presidente da Alumni Medicina, Nuno Gonçalves, e do presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, Marisa Coelho. O programa prevê ainda uma cerimónia aos recém-graduados e a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes, técnicos e estudantes que se tenham evidenciado pelo seu percurso.

A EMUM – que até outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde – é uma referência nacional e internacional na área. O seu novo currículo formativo permite maior flexibilidade e autonomia para os estudantes, com o objetivo de formar “os médicos do futuro”. O cluster desta Escola integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS).

No seu percurso destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação em vários projetos com fundos europeus; a realização de um terço dos ensaios clínicos em Portugal; os inúmeros galardões individuais e coletivos, como o recente Prémio de Criatividade Tecnológica da SPA pelo ventilador pulmonar Atena; os certificados mundiais “Orpheus” pela excelência dos doutoramentos e “Aspire” pelo ensino e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. A identidade da Escola é marcada pela solidariedade e coesão, pela cultura da avaliação e pela transparência e responsabilidade social.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS