Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioEducaçãoEscola de Ciências da UMinho celebra Dia Mundial do Solo

Escola de Ciências da UMinho celebra Dia Mundial do Solo

© UMinho

O Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho (DCT-ECUM) assinala, a 5 de dezembro, o Dia Mundial do Solo, com palestras, apresentações orais e sessões de pósteres. A iniciativa realiza-se das 14:00 às 17:30, no auditório da ECUM, no campus de Gualtar, em Braga, integrada nas atividades das disciplinas de Pedologia e Conservação dos Solos e Avaliação de Riscos Ambientais.

O objetivo do encontro é “alertar para a importância do solo como recurso natural, já que é um suporte de vida e da alimentação mundial”, avança a diretora do Departamento do DCT, Teresa Valente. A sessão vai abrir com as investigadoras Manuela Carvalho e Maria João Fernandes, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, a abordarem o tema “Prevenção e Recuperação de áreas Queimadas. Terramater – um contributo em Aveleda, Montesinho”.

De seguida, vão ser apresentados os trabalhos de sete alunos do mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente: “Transição energética: Que efeitos sobre o solo?”; “A contaminação do solo em áreas mineiras – como avaliar o risco?” e “Agricultura e degradação do solo – estudo de caso na cultura de olival”. Já os estudantes das licenciaturas de Geologia e de Ciências do Ambiente prepararam pósteres sobre a preservação dos solos. “Esta iniciativa é aberta ao público em geral, daí querermos cativar o maior número de alunos possível”, refere Teresa Valente.

A atividade encerra com a palestra online “A relevância dos estudos de caracterização do solo no diagnóstico geoquímico de áreas impactadas pela atividade mineira”, apresentada por Sandrine Ferraz Araújo, da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. O Dia Mundial do Solo foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 2013. Para celebrar a efeméride este ano, “Solo e Água – fontes de vida” foi o mote escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), através da Parceria Global para o Solo.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES