Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioRegiãoVila VerdeEncontro de Tocadores de Concertina encerrou Festa das Colheitas em Vila Verde

Encontro de Tocadores de Concertina encerrou Festa das Colheitas em Vila Verde

© CM Vila Verde

A alegria da música popular fechou com chave de ouro a Festa das Colheitas – XXIX Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde. Grupos de toda a região e de outros pontos do país subiram ao palco das colheitas para matar as saudades após longa paragem e fazer ecoar pela vila os acordes da “rainha do Minho”, no Encontro de Tocadores de Concertina. A iniciativa decorreu durante a tarde deste domingo, organizada pela Associação Etnográfica de Vila Verde.

Pelo palco passaram tocadores de todas as idades, numa mostra de que a cultura popular está bem viva e tem um futuro auspicioso na terra onde, em 2005, se realizou “o maior encontro de concertinas de sempre, que ainda é record no Guinness”, lembrou o presidente do Município de Vila Verde. António Vilela deixou ainda agradecimentos “a todos que ao longo das décadas se envolveram na organização deste evento que tem vivido uma evolução notável. Aos produtores, artesãos e expositores pela coragem e resiliência após um período tão difícil para o país e o mundo. E para o público por continuar a acarinhar as genuínas tradições locais”.

Apesar do programa reduzido e das restrições para mitigar a propagação da pandemia, o balanço é “amplamente positivo” e o regresso foi muito apreciado, tanto por visitantes como pelos trabalhadores que garantem neste tipo de iniciativas o seu sustento. Dos produtos do campo aos animais da pecuária sustentável, passando pelo artesanato, doçaria, concursos, palestras, música ao vivo, a força da tradição do mundo rural fez o coração de Vila Verde bater mais forte durante quatro dias consecutivos.

Durante a manhã deste domingo decorreu ainda a Concentração e Desfile de Carros Clássicos, que levou ao recinto o charme e a classe intemporais de máquinas que continuam a fazer as delícias dos apreciadores de automóveis.

Pelas 11:00, decorreu, na igreja paroquial de Vila Verde, a Missa das Colheitas, que incluiu um ofertório simbólico de agradecimento pelas colheitas deste ano, com a participação do Rancho Típico Infantil de Vila Verde.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS