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Empresa de Famalicão cria novo biomaterial produzido a partir de caroço de azeitona

© CM Famalicão

A Plastifa é uma empresa de Famalicão especializada em injeção de plástico, com foco na produção de componentes para o setor automóvel. Com um volume de negócios próximo dos 7,5 milhões de euros no último ano, a empresa criou um novo biomaterial produzido com caroço de azeitona e termoplástico, 100% biológico, que já foi testado e vai ser aplicado em produtos de consumo, substituindo o uso de polímero, material derivado do petróleo utilizado no composto do plástico, e dando resposta a uma preocupação crescente com a sustentabilidade.

“Ultrapassámos a fase de ensaios com ótimos resultados e estamos numa fase de início de produção”, anunciou Manuel Carvalho, administrador da Plastifa, explicando que o processo de desenvolvimento foi feito juntamente com um parceiro que “faz a recolha do produto, de oliveiras do Alentejo, e que através da extrusão nos deixa o componente do caroço de azeitona para que o possamos misturar com polipropileno, garantindo caraterísticas de fiabilidade e qualidade que um produto desta natureza exige”.

Para além desta novidade, a administração também mencionou que, a par da preocupação com a pegada ambiental, a empresa também tem investido na “digitalização de todo o processo produtivo”, permitindo que o cliente consiga acompanhar o desenvolvimento do produto, desde o momento em que efetua encomenda “até à saída da fábrica”.

“É mais uma empresa de sucesso que reflete o potencial inovador e criador do nosso território”, realçou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, durante a sua visita às instalações da Plastifa, na manhã desta quarta-feira, no âmbito do roteiro Famalicão Created IN. O edil destaca que esta empresa “representa bem a evolução do tecido produtivo do concelho, que hoje assenta num paradigma de investigação e desenvolvimento de produto, e não apenas na sua produção”.

A empresa inaugurou em 2018 uma nova unidade de produção em Requião, espaço que pretende ampliar nos próximos dois anos, de forma a acompanhar o crescimento expectável da empresa.

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