Braga recebeu, na semana passada, a embaixadora dos Estados Unidos da América em Portugal, Randi Charno Levine. A visita serviu para apresentar o ecossistema empreendedor bracarense, bem como para o estabelecimento de sinergias entre a cidade e a embaixada norte-americana.
Anybrain, MagikBee, Nutrium e SilicoLife foram os quatro casos de sucesso da comunidade da Startup Braga, o hub de inovação da InvestBraga, que deram o mote para uma conversa rica em oportunidades de negócio, tendo sido lançado o repto para que as startups, especializadas nas áreas das tecnologias digitais e para a saúde, participassem no SelectUSA Tech Summit, um programa que visa criar oportunidades para as startups entrarem no mercado americano.
Durante a visita, Olga Pereira, vereadora do Município, salientou “a vontade de Braga continuar a receber empresas oriundas de várias geografias, em particular provenientes dos Estados Unidos, estando o Concelho empenhado em apostar em medidas que visem a criação e fixação de talento especializado, mas também em apoiar ativamente os empresários na procura de melhores soluções para chegarem a Braga”.
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, destacou, por sua vez, que “a visita de Randi Charno Levine permitiu ainda apresentar o tecido empresarial bracarense, com particular destaque para a importância das empresas norte-americanas no desenvolvimento do território de Braga”.
Já para Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, esta visita a Braga “foi de extrema importância, uma vez que permitiu não só a apresentação de todo o ecossistema empreendedor e empresarial do concelho, mas também a identificação de oportunidades e interfaces estratégicos para que as empresas tecnológicas sedeadas em Braga possam escalar os seus negócios para o mercado norte-americano”.
De recordar que Braga acolhe empresas de base tecnológica provenientes dos Estados Unidos como a ISSUU e a Uphold.