Terça-feira, Maio 21, 2024
16.7 C
Braga
BragaEmbaixador do Reino de Marrocos esteve em Braga para conhecer o ecossistema...

Embaixador do Reino de Marrocos esteve em Braga para conhecer o ecossistema empresarial

© InvestBraga

Esta quinta-feira, Othmane Bahnini, embaixador do Reino de Marrocos, visitou Braga, acompanhado pelo cônsul honorário de Marrocos no Porto, Jorge Martins e pelas conselheiras económicas da Embaixada, Samira Azrak e Houda Gaouzi.

Em funções em Portugal há cinco anos, foi recebido no Espaço Investidor da InvestBraga, pelo diretor da Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento, Gil Carvalho. Um encontro dinamizado pela InvestBraga que, teve como principal objetivo estabelecer o contacto dos corpos diplomáticos com o ecossistema empresarial e de desenvolvimento bracarense, mostrando “aquilo que Braga faz de melhor aos embaixadores de todo o mundo”.

O embaixador mostrou-se “surpreendido com o ecossistema encontrado”. “Cheguei a Braga com umas expectativas muito boas, fruto dos relatos que me foram chegando sobre Braga e o seu dinamismo económico e empresarial”, disse.

Othmane Bahnini mostrou-se recetivo com a hipótese de promoção de oportunidades de colaboração entre empresas de Braga e de Marrocos, “especialmente em algumas áreas onde Braga se mostra fortalecido e que coincidem com projetos em desenvolvimento por parte de clusters de empresas de Marrocos”.

O diplomata congratulou a estratégia que tem vindo a ser desenvolvida em Braga “de partir da aposta no desenvolvimento económico, na oferta cultural e de qualidade de vida para se chegar à capacidade de atração de talento e consequentemente à fixação de empresas, originando a criação de emprego”.

A receção oficial teve lugar na Câmara Municipal de Braga, pelas 12:30, com o presidente do Município, Ricardo Rio. No início da tarde, a comitiva visitou também a Startup Braga, hub de inovação da InvestBraga, acompanhado pelo diretor Luís Rodrigues, onde teve a oportunidade de conhecer os programas orientados por esta área, bem como as parcerias que têm vindo a ser estabelecidas e os projetos que se encontram em curso. Mostrou interesse em dialogar com a Startup Braga em eventuais projetos de interesse comum.

Prosseguindo a visita, o embaixador esteve presente na Reitoria da Universidade do Minho com o pró-reitor, Guilherme Pereira. Com disponibilidade para apoiar esta universidade, no diálogo sobre projetos de interesse com universidades de Marrocos, Othmane evidenciou “o nível de dinamismo que é posto nos projetos das universidades com as empresas, nomeadamente no projeto colaborativo da universidade com a Bosch, sediada em Braga”.

Já no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), foi recebido pela nova diretora da instituição, Clivia Sottomayo, onde mostrou interesse na colaboração desta instituição em projetos de investigação, nomeadamente aqueles ligados à água e ao hidrogénio.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES