Esta quinta-feira, Tibor Králik, embaixador da República Eslovaca em Portugal, visitou Braga pela primeira vez, onde conheceu entidades e empresas de relevo na economia local e nacional. A visita, dinamizada pela InvestBraga, teve como objetivo o contacto do corpo diplomático com a realidade bracarense, enquanto vetor estratégico de promoção da cidade e dos seus ativos.
O diplomata iniciou a visita num encontro com a InvestBraga, braço económico do Município de Braga. Králik conheceu também a Startup Braga, acompanhado do diretor executivo, Luís Rodrigues, e do diretor da Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga, Gil Carvalho, tendo este último refletido sobre a potencialidade do setor automóvel, que aproxima o município e a República Eslovaca. “A Eslováquia é um dos maiores produtores automóvel na Europa, sendo este um setor em que Braga é igualmente forte, nomeadamente na área dos componentes”, disse. Este primeiro encontro permitirá “identificar oportunidades de negócio e cooperação entre os territórios”, acrescentou.
A receção oficial teve lugar na Câmara Municipal de Braga, pelas 12:30. O presidente do município, Ricardo Rio, declarou que a Eslováquia “é um dos países com maior crescimento a nível da União Europeia, possuindo um forte tecido económico em setores relacionados com as áreas de preferência de Braga, o que abre inúmeras perspetivas de colaboração”.
O setor automóvel e a indústria eletrónica são grandes potencialidades deste país e, segundo o embaixador, são também pontos fortes a produção de maquinaria e equipamento industrial, a área química e farmacêutica, bem como a tecnológica.
Na UMinho, Tibor Králik, recebido pelo pró-reitor Guilherme Pereira, mostrou interesse em promover o contacto entre a academia portuguesa e as academias eslovacas, à semelhança de outras colaborações entre as universidades dos dois países.
Durante a tarde, o representante visitou as instalações do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), onde foi recebido pelo vice diretor-geral, professor Paulo Freitas, tendo a visita terminado num encontro com a Associação Empresarial do Minho, onde discutiu temas de interesse comum com o presidente da AEMinho, Ricardo Costa.
Nesta deslocação, o embaixador teve a oportunidade de conhecer as potencialidades económicas, empresariais e turísticas de Braga e mostrou-se empenhado em contribuir para a construção de uma relação duradoura com o município.
Tibor Králik, com credenciais apresentadas em outubro de 2022, de visita a várias cidades portuguesas, escolheu Braga como ponto de partida na aposta da dinamização de atividades económicas do país que representa.