Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosÉ de Barcelos o melhor espetáculo internacional de teatro amador

É de Barcelos o melhor espetáculo internacional de teatro amador

Furgoneta – Teatro de Balugães

É de Balugães, Barcelos, o melhor espetáculo internacional de teatro amador anunciado este sábado em Roma, na Itália.

A peça “A Furgoneta”, do Teatro de Balugas, foi distinguida com o Premio Mecenate Teatro Amatoriale para Melhor Espetáculo Internacional de Teatro Amador. Trata-se de um galardão promovido pela Compagnia AD HOC di Roma e com o alto patrocínio da FITA – Federazione Italiana Teatro Amatori.

Este prémio pretende eleger, anualmente, o melhor espetáculo de teatro amador internacional e contou nesta edição com produções de países como Cuba, Marrocos, Espanha, Hungria, Canadá e Portugal.

O trabalho, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, já tinha sido finalista para Melhor Espetáculo Internacional nos prémios ESCENAMATEUR da Confederação de Teatro Amador em Espanha, também este ano.

O Teatro de Balugas vai marcar presença na cerimónia de entrega do prémio, que decorrerá em Roma, no dia 5 de dezembro, e a obra “A Furgoneta” será apresentada na capital italiana em dezembro de 2023. Entretanto, a 17 de dezembro, a companhia volta a Itália, com outro espetáculo, para participar no Concorso Teatrale Internazionale “Città di Chivasso”, em Piemonte, Turim.

“A Furgoneta” conta-nos a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa, até a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados com um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos veem-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS