Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoDocumentário “O meu Caminho” vai ser exibido no Theatro Club da Póvoa...

Documentário “O meu Caminho” vai ser exibido no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso

DR

No próximo dia 18 de novembro, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe Pedro Gil de Vasconcelos, realizador do filme “O meu Caminho”, que vai estar à conversa sobre os Caminhos de Santiago, partilhando as suas experiências e vivências, bem como todo o processo de realização do seu premiado documentário.

O encontro está marcado para as 21:00 e engloba a exibição do referido trabalho. O Caminho que Pedro Gil de Vasconcelos percorreu no ano de 2021 transformou-se e deu origem a este documentário sobre o troço da Geira e dos Arrieiros, o qual tem arrecadado diversos prémios, nomeadamente o de melhor documentário na secção Fé e Religião no Munich New Wave Short Film Festival.

“O meu Caminho” tem vencido outros prémios internacionais, como o Toronto Independent Film Festival of Cift; o Seoul International Short Film Festival e o Druk International Film Festival. Quanto a menções honrosas, destaca-se o Tokyo Internacional Short Film Festival e o Japan Internacional Film Festival. Esta produção está ainda selecionada para o Festival de Cinema do Butão.

Apesar de a Póvoa de Lanhoso não estar ligada à rede de Caminhos de Santiago, existem referências históricas que dão conta de que nomes como D. Henrique e D. Teresa (Condes do Condado Portucalense com ligação ao Castelo de Lanhoso) deslocaram-se em peregrinação para orar em frente ao túmulo do Apóstolo. Também Leon de Rosmithal, um peregrino que, no Séc. XV, percorreu vários países da Europa (“acompanhado por 40 pessoas e 52 cavalos”), descrevendo nas suas crónicas a sua peregrinação, passou pelo território hoje conhecido como Póvoa de Lanhoso em trânsito para Santiago de Compostela.

Os lugares são limitados. As reservas devem ser efetuadas para [email protected].

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS