Segunda-feira, Setembro 27, 2021
18.3 C
Braga
InícioCultura"Do Ferro ao Ouro" regressa a Barcelos a partir de 28 de...

“Do Ferro ao Ouro” regressa a Barcelos a partir de 28 de agosto

CM Barcelos

O programa da viagem histórico-cultural “Do Ferro ao Ouro“, promovido pelos Municípios de Barcelos, Esposende e Braga, retoma com os eventos que foram adiados por precaução da transmissão das novas variantes da Covid-19. 

A viagem ao Legado Medieval em Barcelos volta no dia 28 de agosto, com a apresentação de duas peças de teatro. Pelas 18:00, a Companhia de Teatro ‘A Capoeira’ leva à cena “Piolhos e Atores”, uma peça de José Sanchis Sinisterra, no Largo Dr. Martins Lima. Às 21:30, o Teatro Neiva d’ A Mó apresenta, no mesmo local, “Os Fradinhos da Ordem de São Tricalho de Arefe”.

No fim de semana de 4 e 5 de setembro, a partir das 10:00, as pessoas podem ver, viver e experimentar, in loco, o quotidiano da época Medieval, pela experiência de um conjunto de atividades artesanais em contexto de oficina, a acontecer num acampamento montado entre as ruínas do Castelo de Faria. O exercício interpretativo e pedagógico dos ofícios principais, dos jogos e de outros lavores ligados ao tema medieval, como a equitação, a armaria e a falcoaria, serão disponibilizados e dinamizados por técnicos experimentados em recriação, associados a artesãos locais. 

Nos mesmos dias, a partir das 18:00, na Ermida de Nossa Senhora da Franqueira, a comunidade pode assistir a torneios de justas medievais a cavalo. Estes eram o desporto maior da época Medieval e constituem um dos momentos altos das recriações daquele período, pelo imaginário do cavaleiro Medieval equipado com armadura em competição.

A música também faz parte desta viagem ao Legado Medieval, com o concerto por Sons da Suévia que apresentam “Música Profana em Chão Sagrado”. Este concerto pretende recriar a sonoridade popular Medieval praticada nos terreiros das ermidas e das igrejas em dia de romaria, em que a música, a festa e o folguedo interrompiam por momentos as agruras do trabalho e das vivências quotidianas.

Todas as iniciativas “Do Ferro Ao Ouro” são de entrada livre, mas sujeitas a inscrição prévia. Mais informações e reserva de bilhetes através do e-mail [email protected].

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS